Caps II, Residências Terapêuticas e Caps AD realizam atividade de relaxamento e bem-estar para mulheres

Mulheres atendidas pelos Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Residências Terapêuticas (RT) participaram de um encontro de relaxamento e bem-estar na última sexta-feira (10), na unidade do Caps II, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Veja fotos da atividade.

Responsável por guiar a atividade, a educadora física Débora Martins, preparou o ambiente com música relaxante e técnicas da aromaterapia, arte de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar ambientes e promover a saúde do corpo e da mente. Reunidas em duplas, as mulheres conversaram e dividiram vivências pessoais enquanto compartilhavam massagens relaxantes nas mãos e braços.

De acordo com Débora Martins, para proporcionar o momento de relaxamento ela se baseou no Toque Terapêutico, técnica de imposição de mãos que visa harmonizar o campo de energia das pessoas por meio de massagem de equilíbrio energético, alinhamento dos chakras, musicoterapia, entre outros benefícios.

“O curso de Toque Terapêutico é parte do programa Cuidando de Quem Cuida, formação oferecida pela Secretaria da Saúde, em parceria com o Instituto Morgan, que tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos profissionais da saúde e colaboradores da área e, com o conhecimento dessas técnicas, também aumentamos nosso campo de atuação, proporcionando esses momentos às mulheres assistidas pela saúde mental do município”, detalhou a educadora física.

Débora explica ainda que o objetivo da ação foi criar um momento de interação entre profissionais da saúde e mulheres atendidas. “As mulheres, no geral, estão sempre acumulando tarefas e isso acaba criando sobrecargas físicas e emocionais, então essa atividade proporciona uma troca de vivências e de momentos de bem-estar. Tudo isso emanando energias e intenções positivas”.

Ao final da atividade, as equipes da saúde organizaram um café da manhã em grupo com a presença das gestoras do Caps II, Valéria Paixão e do Caps AD, Claudineia Henrique, da diretora de Atenção Especializada, Carolini Guerra e da apoiadora Institucional de Saúde Mental, Cristiana Corrêa.

CAPS e Residências Terapêuticas

Os Centros de Atenção Psicossocial II e Álcool e Drogas são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. Os equipamentos promovem encontros para socialização e acompanhamento médico, além de acrescentar habilidades às pessoas, diminuindo o sofrimento causado por transtornos mentais e evitando internações.

Já as Residências Terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para pessoas que foram internadas em hospitais psiquiátricos de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares, buscando a progressiva inclusão social do morador e sua reinserção na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade. Juntos, os três equipamentos de saúde, Caps II, Caps AD e RTs atendem cerca de 720 pacientes. Franco da Rocha conta ainda com o Caps Infantojuvenil (Caps IJ) e Centro de Convivência (Ceco).

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior