Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no município

O combate ao mosquito Aedes aegypti segue a todo vapor em Franco da Rocha, dessa vez, os agentes do Núcleo de Zoonoses, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais da Secretaria da Saúde, realizaram um mutirão e visitaram os bairros Jardim Luciana e Vila Eliza, com o objetivo de vistoriar possíveis criadouros e passar orientações para os cuidados contra o mosquito da dengue.

Foram examinadas mais de 500 casas entre os dias 4 e 11 de março, com mais de 15 profissionais em cada mutirão. Os agentes orientaram a população quanto aos ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito, além de bloquearem criadouros, eliminarem focos e ensinarem aos munícipes sobre as formas de combate à dengue, para que eles mesmos possam evitá-la.

A visitação também incluiu uma avaliação de Densidade Larvária, que permite saber quais são os níveis de infestação de larvas do mosquito da dengue no local. As larvas encontradas foram levadas a análise para que fossem avaliadas se pertenciam ao pernilongo comum ou ao Aedes aegypti.

É importante ressaltar que o núcleo de zoonoses do município orienta e pede que os moradores recebam os agentes. Esses profissionais estão sempre uniformizados com camiseta e crachá da prefeitura. Nas palavras do Diretor de Vigilância em Saúde, Luis Fernando, todos estão sendo recebidos de portas abertas.

“As equipes estão sendo muito bem tratadas e os moradores sempre dispostos a colaborar. Com essas chuvas constantes que estamos enfrentando, os números de casos tem aumentado, por isso, a importância de ajudarmos uns aos outros contra a proliferação do mosquito”, comentou Luis Fernando.

As visitas demoram, em média, de 10 a 20 minutos, dependendo do tamanho da casa, do quintal e da quantidade de objetos encontrados. Os agentes orientam que os moradores também façam verificações semanais em suas casas, pois o ciclo de vida do mosquito, do ovo até tornar-se adulto, pode se completar neste período.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Equipe Secretaria da Saúde

Publicada em • Leia mais sobre