No Dia Mundial da Água, equipes de Franco da Rocha se reúnem para realizar a 16ª megaoperação de limpeza da represa Paiva Castro

O Dia Mundial da Água tem por objetivo alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, para que esses cuidados se tornem diários. Diante disso, na última quarta feira (22), foi realizada a 16ª megaoperação de limpeza e proteção da represa Paiva Castro. Mais de 100 pessoas participaram da ação e estima-se que foram retiradas seis toneladas de lixo. Veja fotos do evento.

Estiveram presentes a equipe da Sabesp, voluntários inscritos, Corpo de Bombeiros, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil de Franco da Rocha e Mairiporã, a Gestão Ambiental do Parque Estadual do Juquery (PEJy) e o Diretoria de Meio Ambiente de Franco da Rocha. Todos foram prestigiados com almoço e café da manhã preparados por três chefes, além da presença de Heloisa Schurmann, velejadora e escritora brasileira, autora de três best-sellers.

As operações se iniciaram com os participantes se deslocando para diversos pontos da represa em botes, canoas e barcos. Já no local, foram encontrados diversos materiais como plásticos, papéis, metais, roupas, tecidos e outros detritos, que foram coletados e colocados em sacos de lixo. Os voluntários e funcionários percorreram toda a encosta da represa para fazer a limpeza, e os sacos eram coletados pelos barcos para serem descartados.

As maiores concentrações de lixo foram encontradas em áreas acessíveis para frequentadores, que acabam por não fazer a limpeza do local após utilizarem para recreação.

Assessora de gestão da Defesa Civil, Samantha Zduniak falou sobre a importância dessa limpeza. “Nesse Dia Mundial da Água, essa ação que estamos fazendo é importante para conscientização de todas as pessoas. Esperamos que elas entendam como é importante cuidar da natureza de forma adequada, além de preservar nossos patrimônios naturais”.

O próximo mutirão de limpeza da represa Paiva Castro acontecerá ainda em 2023. Vale ressaltar que o descarte ilegal de lixo é considerado crime ambiental com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior