Caps IJ, Centro de Convivência e Apae participam de evento para conscientização sobre o autismo no parque municipal

No mês de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi instituída para lembrar a necessidade de dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para garantir direitos às pessoas atípicas.

Para marcar presença nesse movimento, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, organizou na última quarta-feira (5), um evento no parque municipal Benedito Bueno de Morais com pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ), Centro de Convivência (Ceco) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Para começar bem o dia, o grupo participou de uma aula de zumba ao ar livre e, em seguida, todos passaram por um circuito sensorial montado pelos servidores da Secretaria de Esportes.

Com espaço de pintura, pista de caminhada em zigue-zague, bambolês, alvo com bolinhas, trave de equilíbrio e caixas táteis com diferentes texturas. Para a maioria das pessoas com autismo, a sensibilidade sensorial (também chamada de disfunção sensorial) faz parte da vida diária. Isso pode se apresentar de diferentes formas, desde incômodo causado pelo excesso de estímulos, até preferências sensoriais que podem envolver a busca de atividades prazerosas, estimulantes ou calmantes.

A mãe Patrícia Seles Araújo, moradora da Vila Rosalina, participou das atividades com o filho Felipe Araújo. O jovem que tem o Transtorno do Espectro Autista era atendido pelo Caps I, e agora receberá atendimento no Caps II, onde recebe tratamento para o transtorno de personalidade borderline. “Meu filho tinha muita dificuldade de socialização e era bastante fechado. Com o acompanhamento no Caps, ele passou a fazer aulas de teatro e já até fez uma apresentação no Centro Cultural. Só tenho a agradecer a equipe pelo atendimento e pelo cuidado que eu e minha família recebemos”, relatou a mãe.

Para finalizar a atividade, o grupo participou de um piquenique no bosque do parque.

Transtorno do Espectro Autista

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida para levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.

Texto: Luana Nascimento com informações do portal canalautismo.com.br – Foto: Orlando Junior