Projeto Semear: Prefeitura realiza doação de mudas arbóreas no Viveiro Municipal

Além de dar boas-vindas ao outono, o Viveiro Municipal de Franco da Rocha, abriu os portões na última quinta-feira (6), para receber visitantes interessados em levar mudas arbóreas frutíferas e ornamentais para casa. Esta ação faz parte do Projeto Semear, realizado pela Secretaria de Licenciamento e Planejamento Urbano, por meio da Diretoria de Meio Ambiente.

Veja fotos da ação.

Durante a tarde ensolarada, a bióloga Bianca Valente, a geóloga Ana Luiza Artine e o cuidador do viveiro, senhor João Ribeiro, dividiram informações importantes sobre as mudas que estavam sendo doadas. “Hoje nós possuímos mais de duas mil mudas para doação. Dentre elas, jabuticabeira, quaresmeira, ingá e várias outras. Uma que eu acho muito legal é a pau-d’alho que, além da folha ter um cheiro delicioso de alho, é possível fazer tempero e chá”, afirmou a bióloga Bianca.

Divertido e cheio de vida, o senhor João Ribeiro recebeu todos com um sorriso no rosto no local que cuida há mais de 20 anos de sua vida. “Eu gosto muito de estar aqui, é sempre um prazer ajudar. Além de aprender sobre as plantas, eu já vi vários bichinhos passando por aqui”, disse o cuidador.

O casal Natécia Silva e Jeferson Antônio chegou a levar mais de sete mudas para a chácara onde moram. De acordo com Sirlei, a ideia é que as árvores, além de refrescarem o ambiente, atraiam os pássaros. “Agora vou ter o meu próprio pé de articum”, comentou animada a moradora do Lago Azul. O articum é um fruto nativo do cerrado, com textura parecida com a fruta-do-conde e é fonte de vitaminas do complexo B.

Além das mudas, os visitantes também receberam um panfleto explicativo com orientações plantar as árvores corretamente.

Segundo a diretoria de Meio Ambiente, a ação acontecerá uma vez por mês.

Texto e foto: Khananda Beatriz