Prefeitura adota medidas de seguranças para proteção das escolas de Franco da Rocha

Diante as ameaças propagadas em rede social às escolas da nossa região na última semana, a Prefeitura esteve com autoridades das forças de segurança e representantes das escolas municipais, estaduais e particulares para discutir medidas de proteção às crianças e adolescentes de Franco da Rocha.

Com reuniões realizadas na última segunda-feira (10), terça (11) e quarta-feira (12), as secretarias municipais de Governo e Educação, estiveram com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Ordem dos Advogados (OAB) e a Direção Regional de Ensino para definir estratégias emergenciais de proteção à comunidade escolar.

Durante a reunião foi esclarecido que 70% das escolas municipais já contam com quatro câmeras de monitoramento das 700 espalhadas pela cidade, ligadas à Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal. Para ampliação dessa vigilância, a Prefeitura também propôs a integração das imagens das câmeras de seguranças de escolas particulares e estudais à central de monitoramento.

Entendendo a necessidade emergente, também entraram em vigor a intensificação de rondas escolares com oito viaturas divididas por toda a região, com orientação aos servidores sobre o gerenciamento de risco.

Segundo o secretário de Governo, Luiz Fernando Rodrigues, será adicionado ao planejamento da pasta a instalação de câmeras na parte exterior das escolas municipais com um investimento de, aproximadamente, R$ 150 mil por ano.

Já a secretária da Educação, Renata Celeguim, reforçou que será intensificado o trabalho das equipes multidisciplinares da rede por meio da criação de um Comitê de Monitoramento Permanente da situação de violência nas escolas com profissionais da saúde, incluindo psicólogos e assistentes sociais, para atender alunos e alunas. Além da avaliação de estudos para melhorias na engenharia escolar visando mudanças estruturais para mais segurança.

Nas investigações, as inteligências da Polícia Civil e Polícia Federal trabalham em conjunto para descobrir quem constrói e dissemina as mensagens de ameaças, inclusive, os grupos que atraem os jovens para praticar o crime.

Por fim, foi pontuado nas reuniões a importância do trabalho dos pais em casa com o acolhimento das crianças submetidas à situação de violência e o uso do canal de denúncia disponibilizado pelo governo federal no link: www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Texto: Jorge Henrique Ramos