Novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Religiosa tomam posse na Câmara Municipal

Os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Religiosa (Compir) tomaram posse na noite de quinta-feira (13), em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Franco da Rocha. Veja fotos do evento.

O conselho, criado por meio da Lei Municipal nº 1.334/2018, tem a finalidade de elaborar, acompanhar e deliberar sobre as políticas da administração pública municipal com foco na população afrodescendente e outros grupos étnico-raciais, buscando o combate à discriminação e a redução das desigualdades sociais econômicas, políticas, culturais e religiosas.

Tomaram posse os 12 novos conselheiros e seus suplentes, representando a sociedade civil e o poder público, para um mandato de dois anos.

A prefeita em exercício Lorena Oliveira acompanhou a cerimônia ao lado dos palestrantes da noite, o conselheiro de participação e desenvolvimento da comunidade negra do estado de São Paulo Gil Marcos Clarindo; o sambista e sociólogo Tadeu Augusto Matheus, o Tadeu Kaçula; a ialorixá, empresária, ativista social, cultural e ambiental Andreia Oliveira e o consultor, ativista de culturas afro-brasileiras e integrante dos Movimentos Orgulho Negro e Identidade Preta da cidade de Mairiporã, Ricardo Maciel Joaquim.

Tadeu Kaçula falou à plateia sobre os desafios dos novos membros do conselho. “A tarefa de vocês é muito necessária e também muito difícil, sobretudo após os últimos anos de desmonte das ações afirmativas voltadas à população negra, da ruptura do diálogo com os conselhos participativos e com a sociedade, e principalmente, em meio ao aumento das práticas racistas e de intolerância religiosa. Por isso, pautar a Prefeitura para a criação de ações afirmativas que impactem positivamente a vida das pessoas é a missão de vocês e será fundamental para construirmos uma cidade mais inclusiva e participativa”, explicou Tadeu.

Lorena Oliveira celebrou a representatividade do conselho e pontuou a importância da participação dos membros na articulação política do município. “É uma alegria ver a casa do povo tão diversa e tão representativa. Reitero aqui o compromisso da Prefeitura com as pautas levantadas pelo Compir, para que vocês participem da condução das políticas de cultura, saúde, habitação, educação, além do combate ao racismo e a todas as formas de intolerância religiosa”, disse a prefeita em exercício.

Após a assinatura do termo de posse, os novos conselheiros realizaram um discurso de agradecimento e receberam o certificado e os cumprimentos dos palestrantes.

Texto e foto: Luana Nascimento