Espetáculo teatral “Humanas-Cabaré” leva a força feminina ao Circo Escola Edgar Cabide

Com uma apresentação sobre sonhos, resistência e representatividade, a Coletiva Humanas encantou o público no Circo Escolas Edgar Cabide com o espetáculo “Humanas-Cabaré”, no último domingo (16). Promovido pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), a peça chegou em Franco da Rocha em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e o Governo do Estado de São Paulo.

Veja fotos do evento.

A apresentação teatral é formada exclusivamente por mulheres, na qual oito artistas abordam tabus sobre orientação sexual, identidade de gênero e condições de mobilidade, chamando a todos para uma reflexão sobre a força e o empoderamento feminino. Com uma trilha sonora única e encantadora, já na introdução a sanfona dá um toque especial no comando da musicista Danielle Siqueira.

A partir de então a apresentadora Débora Ishikawa, chama para uma performance individual cada uma das artistas, sendo elas, a mímica Chris Cruz; a acrobata e equilibrista, Tânia de Oliveira; a artista da roda Cyr, Beatriz Evrard; a palhaça e diretora, Joana Piza; a paradista Sandra Silva; e a bambolista, Vulcânica Pokaropa.

Falando sobre a infância e as barreiras ultrapassadas devido à mobilidade reduzida, Sandra Silva retrata parte de sua história na apresentação intitulada como “Borboleta”, em alusão à evolução que levou a artista onde ela sempre quis estar.

“Sou mulher e artista circense. Forte e intuitiva. Que ama e que sofre com desilusões amorosas, que enfrenta dificuldades mas suporta. Pois no fim, me refaço e abro meu casulo, me transformo”, disse Sandra enquanto alçava voo com o auxílio de suas colegas.

Após o fim do espetáculo, a Coletiva Humanas realizou uma roda de conversa com os munícipes em que trataram do processo criativo para a apresentação, tiraram dúvidas e fizeram uma sessão de fotos.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos