BiblioSesc traz centenas de livros para Franco da Rocha

Próxima parada: Franco da Rocha, cidade palco de diversos eventos culturais ao longo do ano, e que para reforçar este título recebeu na última terça-feira (25), a unidade móvel do BiblioSesc, projeto de incentivo à leitura, que oferece empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas gratuitamente à população das cidades por onde passa. Veja fotos da ação.

O caminhão do BiblioSesc faz uma parada em frente à Casa de Cultura Marielle Franco a cada 15 dias, e é repleto dos mais variados clássicos da literatura brasileira e mundial, “Moby Dick”, de Herman Melville; “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes e a “Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, são exemplos disso.

“Gosto de ler livros de mulheres que lutaram pelo seu espaço. É importante sabermos da nossa própria história”, disse Maria Ingrid, de apenas 9 anos de idade.

A pequena Maria estava junto à sua turma do terceiro ano da Emeb Adamastor Baptista, que visitou o ponto da BiblioSesc e a Casa de Cultura na tarde desta terça-feira. Segundo a professora, Jenifer Silva, neste momento as crianças estão aprendendo sobre literatura e a história do circo, então a presença do Sesc na cidade encaixou perfeitamente com o projeto “Com Quantos Livros se Conta uma História”, desenvolvido pela escola.

Ursula Bell, Gleice Lequi e Câmera Agostini, são palhaças do Circo di SóLadies, grupo formado por artistas que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral, circense e audiovisual. Elas realizaram uma performance divertida com as crianças e os visitantes do BiblioSesc. “Hoje vamos usar a imaginação de vocês para contar várias histórias”, explicou Ursula Bell. Junto a performance, as palhaças também explicaram sobre quem foi Marielle Franco e a importância de saberem sobre a história do país.

Como participar do BiblioSesc?

Os próximos eventos acontecerão nos dias 9 e 23 de maio, 6 e 20 de junho e 4 e 18 de julho e funcionam da seguinte forma:

Cadastro

Para se inscrever basta estar munido com o documento pessoal de identificação com foto, como o RG ou habilitação e fazer um cadastro com dados pessoais como endereço, telefone e e-mail.

Empréstimo

Após fazer o cadastro, podem ser retirados até três livros por vez, pelo período de 14 dias. O material disponível para empréstimo são livros e gibis.

Texto e foto: Khananda Beatriz