Prefeitura oferece cursos gratuitos de empreendedorismo e capacitação profissional

Com objetivo de capacitar os cidadãos em situações de vulnerabilidade social e econômica para que possam gerar a sua própria renda, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo diversos cursos profissionalizantes no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, entre as formações está o curso de bolo no pote, sobremesa que pode se tornar fonte de renda de muitos empreendedores. Veja fotos das aulas.

Uma massa de bolo fofinha, um brigadeiro brilhante e geleia de morango, são algumas das etapas de preparo para montar um delicioso bolo no pote. E quem ensina as receitas é a professora de confeitaria da Secretaria de Assistência Social, Giseli Mohacsi que hoje possui 16 alunas interessadas em empreender na área.

As aulas, que acontecem duas vezes por semana no Centro Solidário, de acordo com a professora, vão muito mais além de aprender a fazer um bolo. “Aqui ensino como lucrar, como vender, como economizar e até mesmo os ‘macetes’ na cozinha, como fazer um desmoldante caseiro, que é um produto que que cria uma camada fina entre a forma e o bolo para facilitar o desenforme”, afirma a professora.

Bruna é moradora do Lago Azul e diz que o seu sonho é abrir um espaço na sua própria casa, como uma confeitaria. “Eu já faço bolos há um tempo, mas agora agarrei essa oportunidade para levantar o meu negócio. Além de aprender as técnicas, estou aprendendo os primeiros passos para começar a empreender”, disse a aluna.

Curso de Cuidador de Idosos

No mesmo dia em que aconteceu o curso de empreendedorismo focado em bolo no pote, quinta-feira (27), foi promovido o curso de cuidador de idosos. As aulas têm o objetivo de capacitar os alunos a prestar um cuidado humanizado para a terceira idade, que muitas vezes necessita de ajuda para desenvolver atividades.

Durante a aula, a professora Karolina Souza explicou sobre os níveis de dependência dos idosos, de acordo com o Estatuto do Idoso. Nível de dependência I, quando os idosos são independentes, mas precisam de equipamentos de ajuda, grau II quando os idosos necessitam de cuidados especiais na vida diariamente, como alimentação, mobilidade, higiene, mas sem comprometimento cognitivo, e o grau de dependência III, quando os idosos dependem completamente de alguém por dificuldades cognitivas.

As vagas para os cursos oferecidos pelo Centro Solidário atendem prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, além de pessoas inscritas no CadÚnico. Quem não possui o cadastro, precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência para fazer a inscrição.

Texto e foto: Khananda Beatriz


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).