Governo do Estado e Prefeitura de Franco da Rocha inauguram estação de tratamento de esgoto e anunciam construção de novo piscinão TG-09

A segunda-feira (8), começou com boas notícias para os franco-rochenses com o anúncio de importantes obras de saneamento básico e combate às enchentes e alagamentos. Nesta manhã, a Prefeitura e o governo do estado de São Paulo inauguraram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o realizaram o anúncio da construção de um novo piscinão no município, o TG-09. Veja fotos do evento.

A nova estação, que conta com investimento de R$ 40,3 milhões da Sabesp, vai tratar, inicialmente, cerca de 200 litros de efluentes por segundo. Ainda na fase de testes, o índice de tratamento de esgoto de Franco da Rocha passará de zero para 40%, e, com o início da operação, a taxa chegará a 65%, com possibilidade de universalização e 100% de efluentes tratados. A estação também vai melhorar a condição ambiental do rio Juquery.

O prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira estiveram no terreno da ETE, próximo ao Complexo Hospitalar e à penitenciária, ao lado do governador Tarcísio de Freitas, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, da superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Mara Ramos, do deputado federal Kiko Celeguim, do deputado estadual Maurici, além de prefeitos e vereadores da região, para assinatura da ordem de serviço para o início da construção TG-09, no córrego Tapera Grande.

“Os moradores de Franco da Rocha conhecem bem o desafio que as enchentes nos impõem. Quando chove, nós recebemos um volume grande de água de Francisco Morato e de Mairiporã e esse piscinão, que será o maior reservatório da região, vai nos ajudar a combater os alagamentos”, disse o prefeito Dr. Nivaldo. “Essa parceria com o DAEE, que já dura mais de 20 anos, é fundamental para a população. Eu como morador antigo da cidade, tenho imensa alegria em anunciar a estação de tratamento de esgoto, que levará mais qualidade de vida para os moradores, além de poder nos trazer de volta um rio Juquery limpo, como já foi um dia”, declarou Dr. Nivaldo.

Com investimento de R$ 110,9 milhões do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), O reservatório, que ficara entre Franco da Rocha e Francisco Morato, vai ocupar uma área de 73,2 mil metro quadrados, com mais de 600 metros de extensão e capacidade para acumular 420 mil metros cúbicos de água das chuvas, tornando-se fundamental para evitar enchentes na região de Franco da Rocha e Caieiras.

Segundo o governador Tarcísio, o piscinão TG-09 e a ETE são duas ações de grande importância para a melhoria das condições dos moradores da região, que buscam a redução do risco das enchentes e alagamentos. “Vamos caminhar no sentido de proporcionar a universalização dentro do prazo que foi estabelecido no marco do saneamento, porque investir em saneamento significa investir em saúde”, acrescentou Tarcísio.

Outros investimentos na cidade

Durante o evento, também foi anunciada a segunda fase da obra de desassoreamento de trecho de 4,9 km do rio Juquery, entre a foz do córrego Maracujá e a travessia da Rodovia SP-023 e a limpeza e manutenção do piscinão AV-03, no Jardim União. No total, entre a obra da nova estação de tratamento de esgoto, o piscinão TG-09 e o desassoreamento do rio Juquery, estão sendo investidos R$ 231 milhões pelo DAEE.

O pacote de obras inclui mais de R$ 12 milhões em serviços de pavimentação, recapeamento, ampliação da iluminação pública e a entrega de uma retroescavadeira nova para compor a frota de serviço da cidade.

Ainda nesta quinta-feira, o governador Tarcísio de Freitas, a equipe da Defesa Civil estadual e o prefeito Dr. Nivaldo visitaram a obra do muro de contenção da rua são Carlos, no Parque Paulista, e o canteiro do reservatório EU-09, construído em um trecho entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis da CPTM. Em parceria com o DAEE, está sendo construído ainda o piscinão EU-08, que fica na região da av. Tonico Lenci. Juntos, os reservatórios terão capacidade para acumular 366 mil metros cúbicos de águas pluviais.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior/Governo do Estado