No trânsito, escolha a vida: Franco da Rocha inicia campanha de prevenção a acidentes de trânsito

Iniciando as ações do Maio Amarelo de 2023, que tem como tema “No trânsito, escolhemos a vida”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está realizando diversas ações de conscientização para os motoristas e pedestres.

Para chamar a atenção da população para a prevenção aos acidentes de trânsito e criar uma conscientização coletiva da importância da direção segura, diversos materiais informativos estão sendo distribuídos pela cidade, como faixas educativas em ônibus e vias de grande circulação, além da iluminação especial no Ginásio de Esportes Paulo Rogério Lanfranchi Seixas e os laços na cor amarela, que fazem analogia ao semáforo, representando o sinal de “atenção”.

Entre as ações especiais implementadas neste mês, as equipes da Secretaria de Trânsito estão fazendo palestras sobre a valorização da vida para funcionários de empresas da região, a pasta também confeccionou 8 mil cartilhas educativas para serem distribuídas entre as crianças no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, com o propósito de orientar os jovens desde cedo, além de capacitá-los para serem agentes de transformação da mentalidade dos pais e de familiares.

Nos últimos dez anos, o município passou por uma renovação geral da sinalização viária, e teve como principal ação a instalação de semáforos nas principais vias da cidade, além de outras medidas, como a pintura de novas faixas de pedestres, alterações no sentido de circulação de determinadas vias com o objetivo de promover mais segurança, e instalação de lombadas em locais específicos.

Nas palavras do diretor de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Sérgio Bitetti, é preciso provocar uma reflexão a respeito sobre os problemas no trânsito. “O Maio Amarelo foi criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) justamente para tratar esses problemas. De motorista a pedestre, todos devem trabalhar juntos para diminuir a quantidade de mortes no trânsito, dirigindo de forma consciente e buscando preservar a vida”, afirmou.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que o Brasil é atualmente o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, atrás apenas da Índia e da China, com populações muito maiores. Por outro lado, as principais causas de acidentes são evitáveis, como falta de atenção, sono, excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito e ingestão de álcool.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior