Estão abertas as inscrições para enfermeiros (as) da Secretaria da Saúde participarem da Capacitação em Métodos Contraceptivos Hormonais e de Longa Duração (DIU)

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) de Franco da Rocha, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), abriu inscrições para seleção da 1ª Capacitação em Métodos Contraceptivos Hormonais e de Longa Duração (DIU), que tem por objetivo qualificar enfermeiros (as) que atuam na Secretaria Municipal da Saúde a realizar a inserção, revisão e retirada de dispositivo intrauterino em pacientes com indicação clínica após consulta de enfermagem.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio via formulário online. Clique aqui para acessar.

A capacitação está respaldada na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei 7.498/1986) e na resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 690/2022, que normatizam a atuação dos enfermeiros no planejamento familiar e reprodutivo. Serão oferecidas 21 vagas e o curso terá estrutura híbrida (ensino à distância e presencial).

As atividades presenciais ocorrerão em etapas, e apenas os concluintes das aulas a distância poderão participar. A carga horária total do curso é de 120 horas, sendo 100 horas de EAD e 20 horas presenciais, com duração de 5 meses.

Confira os pré-requisitos para participar:

– Ser vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e estar sob a abrangência do CEE;

– Ser enfermeiro(a) diplomado e possuir COREN ativo;

– Dispor de recursos ágeis de conectividade (internet, e-mail e computador);

– Ter disponibilidade de 6 horas semanais (fora do horário de expediente profissional) para estudos e pesquisas demandadas pelo curso durante a realização à distância (EAD).

Para a presidenta da CEE, Ana Paula Alves Mascarenhas, o curso busca ampliar a autonomia do enfermeiro diante do cenário do acesso ao planejamento reprodutivo, além de contribuir para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez não planejada.

A profissional ainda ressalta que, após pesquisas prévias, acredita que o evento é o primeiro a ser realizado no âmbito SUS no estado de São Paulo e o primeiro articulado por uma CEE dentro do município de Franco da Rocha. “Estamos trabalhando em articulação com diversos setores dentro e fora do município a fim de proporcionar essa qualificação que, sem dúvidas, a enfermagem pode contribuir com a ampliação da oferta do DIU às usuárias do Sistema Único de Saúde”, afirmou.