Papa Fila: Secretaria de Saúde realiza mais de 80 cirurgias gratuitas de vasectomia

A Secretaria da Saúde, segue realizando diversos procedimentos por meio do Papa Fila, cujo objetivo é reduzir a demanda reprimida na cidade por consultas, exames e cirurgias. Por meio do programa de Planejamento Familiar, mais de 80 procedimentos de vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos) foram feitos na Praça da Saúde.

O planejamento familiar é voltado para o fortalecimento dos direitos sexuais e reprodutivos dos cidadãos e consiste em um conjunto de ações criadas com o intuito de orientar mulheres e homens quanto a métodos contraceptivos.

A secretária municipal de saúde, Thaís Rivera, falou sobre a importância desse serviço para a população. “Essas vasectomias são a conclusão de um processo que o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza para o planejamento reprodutivo. Com o Papa Fila e o Planejamento Familiar conseguimos atender os homens que estavam aptos para essa cirurgia. O acesso disponibilizado para os munícipes é a melhor opção para o controle da natalidade e a aplicação efetiva da política pública de saúde”, disse a secretária.

Entre os dias 27 e 29 de maio são esperados mais 40 pacientes para realizar vasectomias em novo mutirão. Para realizar o procedimento é necessário que o paciente faça o planejamento familiar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu bairro. Em seguida ele é encaminhado para realizar o procedimento agilizado pelo programa Papa Fila, que garante rapidez e segurança.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles