Abrigo emergencial passa por melhorias para receber moradores em situação de rua

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma reforma na Casa de Passagem, que no período de noites frias, funcionará como abrigo emergencial de inverno para garantir atendimento à população em situação de rua.

A reforma renovou o espaço com nova pintura, troca de telhas, além de montagem de novas camas. O objetivo é acolher a população em situação de rua do município, garantindo atendimento técnico, alimentação, troca de vestimentas e pernoite, além de cuidados oferecidos em parceria com a Secretaria da Saúde para a realização de testes rápidos, exames, atividades socioeducativas com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e outros encaminhamentos quando necessários.

O abrigo conta também com uma parceria com da Guarda Civil Municipal (GCM) para orientar a entrada dos moradores na casa.

Com capacidade para 40 pessoas, o serviço acontece todos os anos a partir dos meses de maio ou junho, dependendo da incidência das baixas temperaturas, como explicou a secretária de Assistência Social, Elaine Kipp.

“O centro pop, por meio da equipe de abordagem social, estará também percorrendo a cidade diariamente, passando pelos principais pontos de concentração da população em situação de rua para sensibilizá-los a não permanecer nas ruas, mas caso não queiram a equipe fornece cobertores e/ou colchonetes. Embora o acolhimento seja voluntário, ou seja, a pessoa pode escolher se deseja ou não ir para o abrigo, nossas equipes reforçam a oferta de atendimento nas unidades socioassistenciais do município”, disse Elaine.

Texto: Carlos Augusto Dornelles/Secretaria de Assistência Social – Foto: Secretaria de Assistência Social