NUPAVV organiza palestra com o tema “Abordagem Profissional às Crianças em Situação de Violência Sexual” no dia 24 de maio

O dia 18 de maio foi simbolizado como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, uma causa que merece ser constantemente discutida. Em razão disso, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Assistência a Vítimas de Violência (NUPAVV), realizou nesta quarta-feira (24) uma palestra voltada à conscientização sobre abuso sexual infantil. Veja fotos do evento.

Daniela Pedroso, mestre em saúde materno-infantil e atuante como psicóloga do Núcleo de Violência Sexual e Aborto no Centro de Referência da Saúde da Mulher, foi responsável por comandar a palestra voltada diretamente aos profissionais da saúde e da educação, com os seguintes tópicos:

• Formas de maus-tratos em crianças;
• Abuso sexual na infância: casuística, definição, identificação e manejo;
• O “pacto do silêncio” e a revelação do abuso sexual;
• Prevenção do abuso sexual na infância: o papel da escola.

Ao compartilhar algumas experiências profissionais, a psicóloga mencionou a importância do uso da verdade em todo e qualquer caso, seja ela vinda dos profissionais, das vítimas ou de testemunhas, para que, dessa forma, os crimes sejam combatidos.

Servindo como um alerta aos educadores presentes, possíveis comportamentos de vítimas de abuso foram levantados, como hiperatividade, comportamentos regressivos e depressão. Essas informações ajudam na aceleração da identificação e reconhecimento de possíveis crimes.

Para finalizar, depois das dúvidas do público terem sido esclarecidas, a gestora do NUPAVV, Sandra Crisóstomo, reforçou como o termo “tabu” deve ser desvinculado às discussões sobre abuso sexual: “É difícil ler um relatório. Não é fácil lidar com essas situações. Mas esse assunto precisa ser falado. Educadores da saúde e da educação não podem deixar de falar sobre essas situações, elas acontecem dentro de casa, dentro de famílias, e merecem nossa atenção”, afirmou.

O Núcleo de Prevenção e Assistência a Vítimas de Violência, localizado na Praça da Saúde, atende crianças, mulheres e adultos que sofreram qualquer tipo de violência, com encaminhamento dos serviços de saúde e segurança do município.

Em Franco da Rocha, caso uma criança precise de atendimento médico urgente, ela deve ser direcionada diretamente à UPA (av. Liberdade, 250 – Centro) e o Conselho Tutelar deve ser acionado.

– Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra a mulher, disque 180;
– Caso note algum tipo de violência, ligue 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal);
– Para denúncias anônimas, disque 100.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães