Franco da Rocha participa de reunião das Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil do Cimbaju para definição da “Operação Corta Fogo”

Na última sexta-feira (19), a Defesa Civil de Franco da Rocha participou de reunião organizada pela Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju) para discussão e planejamento do simulado de incêndio em mata, que faz parte da “Operação Corta Fogo”.

O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Franco da Rocha, Dorival José da Silva, o Jota, e o Técnico em Edificações, Rodrigo Barros, participaram da reunião, além dos representantes das demais prefeituras e secretarias do Cimbaju.

No encontro, realizado no subgrupamento de Bombeiros do 5º GB, da Escola Superior de Bombeiros (ESB), em Franco da Rocha, foi definido que o exercício acontecerá no dia 2 de junho.

Com intuito de evitar qualquer incêndio como o que ocorreu em 2021, em que 80% da área do Parque Estadual do Juquery foi consumida pelo fogo em consequência da queda de um balão, o treinamento, que consiste na prática realista de uma situação de risco, foi desenvolvido para que futuras tragédias não aconteçam.

Manutenção de equipamentos, combate a incêndio, acionamento do Exercício, mobilização, apresentação, posto de comando, suprimentos e primeiros socorros foram alguns dos assuntos discutidos.

Além disso, segundo o coordenador da Defesa Civil, Dorival José, o simulado pode representar situações que demandam a ativação completa de um plano de contingência, ou ser parcial e representar situações que avaliam apenas uma parte ou aspecto do plano, para que, no final, a avaliação dos pontos positivos e negativos seja feita e futuros aperfeiçoamentos sejam garantidos.

“O simulado pode ser um instrumento muito valioso no processo de aprendizagem de todos. Além de nos ajudar a fixar práticas e conteúdos aprendidos em uma situação semelhante a uma real, é um caminho para que os envolvidos entendam como se portar diante de um evento mais grave. A reunião do dia 19 foi importante para verificar as condições de equipamentos e contingentes de cada município para possível enfrentamento de uma catástrofe como foi o incêndio de 2021, além do que termos tempo hábil para contatar com as Secretarias que estarão envolvidas no exercício”, afirmou o coordenador.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Equipe Defesa Civil