Abrigo emergencial passa por melhorias para receber moradores em situação de rua

Com a chegada do mês de junho nesta semana, o inverno também se aproxima tendo início a partir do dia 20. As noites frias, entretanto, estão cada vez mais frequentes no final do outono e a politica de atendimento aos franco-rochenses em situação de rua já ganhou reforço.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma reforma na Casa de Passagem que, nesse período, funcionará como abrigo emergencial de inverno para garantir atendimento à população em situação de rua.

E na última segunda-feira (29), o prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira visitaram o equipamento que já está em funcionamento.

O espaço contou com nova pintura, troca de telhas e novas camas. O objetivo é acolher a população em situação de rua do município garantindo atendimento técnico, alimentação, troca de vestimentas e pernoite, além de cuidados oferecidos em parceria com a Secretaria da Saúde como realização de testes rápidos, exames, atividades socioeducativas com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e outros encaminhamentos.

O abrigo conta também com uma parceria com da Guarda Civil Municipal (GCM) para orientar a entrada dos moradores na casa.

Com capacidade para 40 pessoas, o serviço acontece todos os anos a partir de maio ou junho, dependendo da incidência das baixas temperaturas, como explicou a secretária de Assistência Social, Elaine Kipp.

“Por meio da equipe de abordagem social, o Centro Pop estará também percorrendo a cidade diariamente, passando pelos principais pontos de concentração da população em situação de rua para sensibilizá-los a não permanecer nas ruas, mas caso não queiram a equipe fornece cobertores e/ou colchonetes. Embora o acolhimento seja voluntário, ou seja, a pessoa pode escolher se deseja ou não ir para o abrigo, nossas equipes reforçam a oferta de atendimento nas unidades socioassistenciais do município”, disse Elaine.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: César Iury