Núcleo de Proteção e Defesa Civil visita sede da Sabesp para conhecer sistema de controle de água

Na última terça-feira (28), a Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou uma visitação na Estação Elevatória Santa Inês, maior estação de bombeamento de água da Sabesp, junto com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e moradores do bairro Vila Nova Aparecida.

Formado pela equipe da Defesa Civil e membros comunitários, o Nupdec aborda os temas de prevenção de risco com chuvas e enchentes.

Guiados pela equipe responsável da Sabesp e acompanhados pela assessora de gestão da Defesa Civil, Samantha Zduniak, e o coordenador de Defesa Civil, Dorival José, o Jota, os visitantes puderam conhecer as instalações do local e a parte subterrânea de máquinas do complexo que fica 60 metros abaixo do nível padrão.

A visita teve o objetivo de mostrar aos moradores como funciona o sistema de vigilância e controle da Sabesp relacionada à enchentes e a barragem Paulo de Paiva Castro, para que em momentos de chuva mantenham a calma e não caiam em “Fake News” que viralizam nas redes sociais causando temor na população por possíveis enchentes.

“Para os moradores é algo desconhecido que acaba assustando. Era importante marcar essa visita juntamente da Sabesp para que eles pudessem ver como funciona esse sistema e tranquilizá-los nessas situações”, explicou Samantha.

Para finalizar, os munícipes foram levados até a barragem para conhecer o controle das comportas feito pelos profissionais e ficarem cientes da não existência de riscos de rompimento.

Vale ressaltar que essa foi a primeira parte do projeto do Nupdec com os moradores, que ainda terá uma segunda etapa, como explicou Jota. “Para a segunda fase, levaremos eles para a central de tratamento de esgoto, para que eles entendam como essa água é tratada e utilizada, onde ela vai depois desse cuidado, se vai ser consumida e outros processos”.

Texto: Carlos Augusto – Foto: César Iury


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).