Defesa Civil de Franco da Rocha participa do Exercício de Simulação de Ocorrência de Incêndio Florestal

O simulado de incêndio em mata, que faz parte da “Operação Corta Fogo”, aliado à atualização do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), foi realizado na última sexta-feira (2), no Parque Estadual do Juquery.

Veja fotos do evento.

A atividade contou com a presença das Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil do consórcio do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju), Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Meio Ambiente de Franco da Rocha, Infraestrutura, Sabesp, Monitores do Parque do Juquery, Grupo de Bombeiros Civis do Parque do Juquery e Trânsito de Franco da Rocha.

Desenvolvido por meio da simulação de ocorrência de incêndio em uma área de proteção ambiental, o exercício teve como objetivo capacitar os órgãos envolvidos para atendimentos e pronta resposta a situações reais.

Foi efetuado um resgate de brigadista de incêndio ao solo em situações diversas, resgate de veículos cercados pelas chamas, corte da biomassa, fabricação de acero e teste dos equipamentos de incêndio, como bomba costal, motobombas, caminhão pipa e retroescavadeira.

Além disso, foram abordados aspectos de acionamento, mobilização e apresentação de equipes no posto de comando do parque.

Segundo o coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Franco da Rocha, Dorival José da Silva, o Jota, o simulado foi um instrumento muito valioso no processo de aprendizagem de todos os presentes. “Quanto ao acionamento do simulado, o tempo de respostas das equipes foi favorável e aceitável”, afirmou.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior