Ateliê de Arte Tablado Juquery recebeu monólogo “Num Momento Como Este?!”, inspirado em conto de Luigi Pirandello

Na última sexta-feira (9), o Ateliê de Arte Tablado Juquery recebeu o monólogo “Num Momento Como Este?!”, dirigido por Cris Lozano e estrelado por Flávia Bertinelli. O espetáculo, inspirado em conto de Luigi Pirandello, foi contemplado pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura e Economia Criativa com o Programa de Ação Cultural – ProAC 02/2022.

Veja fotos do evento.

Em cena, o solo abordou a angústia da autora diante da vida imersa num cenário de guerra que iniciou com a partida de seu filho, integrando-se a uma facção que a impossibilitou de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de algumas personagens, impedem a autora de fugir à própria verdade propõe uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.

Em meio aos questionamentos, a autora utiliza dispositivos para travar diálogos entre si e seus personagens, multiplicando as várias possibilidades de vozes propostas pela dramaturgia, fazendo, inclusive, analogias a acontecimentos atuais que envolvem o cenário político nacional.

Ao final do espetáculo, Flávia Bertinelli fez um bate-papo e contou que começou a trabalhar o texto via on-line durante a pandemia da Covid-19. “Nós começamos a falar sobre o texto e tentar entender que momento é esse que estamos vivendo e entendemos que estamos vivendo uma série de guerras. Achamos interessante trazer essas guerras todas para perto. Achamos importante falar sobre o racismo, violência, principalmente a violência dentro de casa”, disse a atriz.

Sobre adaptar uma obra de Pirandello, dramaturgo, poeta e romancista italiano, famoso graças ao teatro que chama de “teatro do espelho”, porque retrata a vida real, sem a máscara da hipocrisia e das conveniências sociais, a atriz disse que “Ele viveu na época da guerra, então falava de algo muito atual. Para nós só faria sentido se trouxéssemos para o nosso contexto” disse.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Dalmir Junior