Exposição de trabalhos das oficinas de artes visuais abre a “Franco Mostra Cultura”

A “Franco Mostra Cultura”, apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos das oficinas oferecidas pela Secretaria da Educação e Cultura, iniciou na última quarta-feira (7), com a abertura da exposição de artes visuais no Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção, no Juquery. A visitação estará aberta de 7 a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.O endereço é av. dos Coqueiros, s/n – Centro.

Com a presença dos alunos, professores e do secretário adjunto de Cultura Adilson Cunha, a mostra apresentou a produção artísticas das oficinas de bordado (bordando memórias) ministrada pela artista Lilian Soares; artesanato com revista da artista Beatriz Claudino; desenho da artista Samara Satiko; estamparia com a artista Maíra Tomazelli; mosaico em vidro do artista Antônio Lima; pintura em tecido e papel machê da artista Márcia Silveira; xilogravura (projeto Juquery Gráfico) do artista Edmar Almeida e fantoches (teatro de animação de bonecos) do artista Ednaldo Carmo.

Veja fotos do evento.

Na abertura do evento, o secretário Adilson Cunha falou sobre a exibição do material produzido pelos alunos como uma forma de incentivo. “É para mostrar aos alunos a importância de todo esse processo e estimular que eles sigam produzindo, mostrando as etapas do seu aprendizado e das suas criações”, disse o responsável pela pasta.

O professor de xilogravura e estamparia Edmar Almeida agradeceu o empenho dos profissionais da Secretaria adjunta de Cultura e destacou o papel das linguagens culturais no desenvolvimento das pessoas. “Quando a gente observa que os ex-alunos das oficinas também se tornam professores, vemos a força desse nosso trabalho, e a importância dos diferentes equipamentos de cultura que temos no município. É a Casa de Cultura Marielle Franco, biblioteca, circo escola, o Tablado Juquery, centro de vivências em múltiplas linguagens, todos são fundamentais para a potência cultural de Franco da Rocha”, detalhou.

Atualmente, a Secretaria da Educação e Cultura atende 1.800 alunos em duas diversas oficinas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo link: http://oficinas.francodarocha.sp.gov.br/#/cadastro.

Ao longo do mês, serão apresentados ainda os trabalhos das áreas de música, circo, dança, artes visuais e teatro. Confira as próximas apresentações:

➔ 15 de Junho, às 19h – Baile de Dança de Salão, no Circo Escola;
➔ 17 de Junho, às 18h – Apresentações das Oficinas Culturais de Dança: Breaking Catira Contemporâneo, Dança do Ventre Dança para Idosos, Dança de Salão, Jazz e Street Dance, no Circo Escola;
➔ 18 de Junho, às 14h – Apresentações Teatrais: “De perto, ninguém é normal”, no Tablado Juquery;
às 18h30, às 19h30 e às 20h30 – Teatro Intermediário “Alibah e o Tapete Mágico”, no Tablado Juquery;
➔ 19 de Junho, às 20h – Espetáculo Mostra de artes circenses, no Circo Escola;
➔ 22 de Junho, às 19h – E$spetáculo “Mares e Piratas: Seres Marinhos”, no Circo Escola;
➔ 23 de Junho, às 20h – Palhaçaria – Mostra de cenas cômicas, no Circo Escola;
➔ 25 de Junho, às 14h (durante o Vem Pro Parque) – Teatros Infantis: “Imagine-se não fosse eu” e “Tudo começou com a Cabeça de Abóbora!”, no Circo Escola;
às 16h – Circo: Mostra de artes circenses – infantil, no Circo Escola;
às 18h – Circo: Mostra de artes circenses – adulto, no Circo Escola;
➔ 28 de Junho, às 19h – Teatro para Mulheres “Resgate da Mulher Selvagem” – Desperta!, no Tablado Juquery;
➔ 29 de Junho, às 19h – Teatro “A bem amada”, no Tablado Juquery;
➔ 1 de Julho, às 20h – Teatro “Filhos do Juquery”, no Tablado Juquery.

Texto e foto: Luana Nascimento