Emeb Padre Egydio abre as portas para os moradores do Parque Vitória e região utilizarem os serviços da Prefeitura

Centenas de moradores do Parque Vitória e região buscaram pelos serviços gratuitos da Prefeitura na segunda edição do “Aqui Tem Franco”. O evento aconteceu durante todo o dia no domingo (18), na Emeb Padre Egydio José Porto.

Veja fotos.

O foco do programa “Aqui Tem Franco” é levar os serviços da Prefeitura até os bairros para facilitar a vida de toda a família. São ações gratuitas de saúde, assistência social, cultura, esporte, além de atividades de lazer e educação em diversos pontos da cidade.

A Emeb Padre Egydio passou recentemente por uma reforma que compreendeu melhorias na secretaria e na diretoria, novo piso, instalação de forro, pintura interna e das portas, construção de banheiros acessíveis e reforma de piso e do banheiro de funcionários. E a entrega da reforma aconteceu durante o “Aqui Tem Franco” com a presença do prefeito Dr. Nivaldo, da vice Lorena Oliveira, da Secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim e da diretora da Emeb Camila Lunardi e a equipe da escola.

Logo pela manhã, a unidade escolar abriu as portas para a população que busca pelo primeiro emprego ou por uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho com uma seleção organizada pela Secretaria da Fazenda via Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). No total, foram 47 entrevistados para vagas na área de logística; 36 já saíram com encaminhamento para exame admissional. Para as vagas de telemarketing foram 18 candidatos e 7 já foram encaminhados para exame médico. Aconteceram ainda atendimentos do Sebrae, Proa e oficina de orientação profissional.

Marcus Vinicius Silva Guedes, mora no Parque Vitória há três anos e aproveitou que as filhas estudam na Emeb Padre Egydio para procurar o “Aqui Tem Franco” e participar do processo seletivo. Aprovado para a área de logística, ele fará o exame médico no próximo dia 21.

A Secretaria Municipal da Saúde ofereceu vacinação contra a gripe e Covid-19; consulta com oftalmologista, ginecologista e clínico geral; avaliação odontológica; encaminhamento para mamografia; coleta de Papanicolau; pesagem do programa Bolsa Família; orientação de planejamento familiar; aferição de pressão arterial; distribuição de autotestes de HIV, preservativos e absorventes higiênicos; e para os pets, foi feito cadastro para castração, vacinação antirrábica, além de feira de adoção de animais.

Ainda cuidando da saúde e do bem-estar dos moradores, a equipe da Secretaria de Esportes fez avaliação gratuita de bioimpedância, exame que analisa a composição corporal das pessoas, indicando a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal. Os servidores também garantiram que ninguém ficasse parado e organizaram um aulão de zumba na quadra, demonstração de judô e inscrição para modalidades esportivas.

Entre os serviços, foi feito ainda o cadastro no CadÚnico, inscrição para os cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, esmaltação de unhas e penteado afro.

Já a Secretaria da Educação e Cultura levou as inscrições para vagas em creche, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oficinas culturais de música e dança até os moradores. E parte do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) fez uma demonstração com os cachorros do canil.

A comunidade também teve acesso aos serviços disponibilizados pela Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana com emissão de Cartão Bem, credenciais de estacionamento para idosos e deficiente físico e recurso de infrações.

Para a criançada rolou distribuição de pipoca e algodão-doce, brinquedos infláveis, oficina de gastronomia, pintura, desenho e apresentação do Show da Luna.

Confira os números da 2ª edição do Aqui Tem Franco

– Vacina Covid-19: 105 doses;