13ª Conferencia da Assistência Social debate o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”

“Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, esse foi o tema debatido durante a 13ª Conferencia da Assistência Social, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, no último sábado (24), na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar. Veja fotos do evento.

A abertura do evento foi realizada com a formação da mesa de debates e contou com a presença da vice-prefeita Lorena Oliveira, da secretária de Assistência Social Elaine Kipp, da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) Rosenaide Ribeiro, do diretor da ETEC Marcelo Gomes de Oliveira e da professora convidada Abigail Torres. Na plateia, estiveram as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS, gestores da política e redes socioassistenciais e demais interessados em mobilizar e construir as políticas públicas de assistência social.

Elaine apresentou as deliberações da última conferência, realizada em 2021, e agradeceu o empenho e participação da equipe para a realização de mais uma conferência. Em seguida, o grupo Andorinhas do Lago Azul, formado por frequentadores as de atividades para idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Lago Azul.

Em seguida, a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC/SP, Abigail Torres fez uma palestra abordando políticas públicas de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência e controle social.

Organizados em grupos, foram debatidos cinco eixos temáticos: “Financiamento”, “Controle Social”, “Articulação entre segmentos”, “Serviços”, “Programas”, e “Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS”.

Por fim, foram eleitos os delegados titulares e delegados suplentes da sociedade civil e do poder público para apresentar as propostas na etapa estadual.