Caps Infantojuvenil e Centro de Convivência realizam mais uma edição da festa junina

Na última quarta-feira (28), aconteceu mais uma edição da tradicional festa junina do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) e do Centro de Convivência (Ceco). Cerca de 100 atendidos, acompanhados de seus familiares, participaram da festa que transformou a quadra poliesportiva do Caps IJ/Ceco em um espaço repleto de alegria, comidas típicas e boa música.

O objetivo da festa foi oferecer um momento de lazer contribuindo com a socialização dos atendidos e fortalecendo, principalmente, a saúde mental. A gestora do Caps IJ, Carolina Malins, explicou que a festa é uma alternativa de melhorar o bem-estar e vínculo dos atendidos.

“Essa festa é também um serviço de reabilitação psicossocial, pois muitas dessas crianças e adolescentes eles não têm oportunidade dessa participação em outros lugares, ficando reclusas devido os transtornos. Então, isso também é um momento de tratamento e acolhimento”, pontuou Carolina.

Prestes a participar do casamento caipira da quadrilha, Daclenen Rodrigues, de 35 anos, estava fazendo os últimos ajustes da maquiagem com a ajuda da mãe, Regina Rodrigues. Com a filha sendo atendida pelo Ceco há cerca de 10 anos, Regina agradeceu pela realização da festa e falou do quanto o atendimento é benéfico para Daclenen.

“É maravilhoso estar aqui hoje, pois de certa maneira, assim como minha filha, eles se distraem com atividades lúdicas como essa juntos da família. Tenho só o que agradecer a todos os funcionários que tornaram esse momento possível”.

Fechando atividade, a dança foi puxada pela gestora do Ceco, Jéssica Passini, que levou todos ao centro da quadra para fazer a festa na roça.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos