Programa “Nosso Olhar” promove autonomia financeira a mulheres vítimas de violência doméstica

A dependência financeira é um dos fatores que impede que mulheres vítimas de violência doméstica rompam esse ciclo. Pela ausência de renda fixa, elas temem denunciar seus agressores e acabam não encontrando condições para saírem de casa.

Pensando em formas de reverter esse cenário e promover a autonomia financeira dessas mulheres, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Fatec Franco da Rocha e Centro Paula Souza, via Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, lançaram na última sexta-feira (30), o programa “Nosso Olhar”.

Instituído pela Lei Municipal nº 1.714/2023, o programa atende a três eixos: qualificação profissional, desenvolvimento de tecnologias e captação de vagas afirmativas para esse público. Desta forma, o objetivo é incentivar a qualificação profissional e a captação de vagas de emprego com o uso da tecnologia, que propiciou a criação de um sistema de cadastros para acompanhamento e mapeamento das vítimas de violência.

O lançamento do “Nosso Olhar” aconteceu no auditório da Etec e reuniu a atual e a ex-presidente do CMDM Mariana Moura e Talita Greco; o prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira; o diretor de Desenvolvimento Econômico Heber Farias; o diretor da Etec Marcelo de Oliveira, e alunos e professores participantes do projeto. Veja fotos do evento.

“A iniciativa surgiu com a união de esforços do CMDM e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico para utilizarmos a tecnologia para cadastrar os dados de mulheres que vivem em situação de violência e inseri-las em um banco de dados. Esses registros jamais serão perdidos e essas mulheres não serão apenas estatísticas, mas sim, devidamente encaminhadas para os serviços socioassistenciais e para entrevistas de emprego”, detalhou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Heber Farias.

No evento, os alunos explicaram que as mulheres atendidas são inseridas no sistema desenvolvido por eles seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Essas informações serão utilizadas para mapear os locais do município com maior índice de violência, visando a realização de ações pontuais e mudança deste cenário, bem como o encaminhamento dessas mulheres para capacitação profissional e vagas de emprego direcionadas ao seu perfil.

A vice-prefeita Lorena Oliveira falou sobre a importância de propiciar autonomia para as mulheres em situação de violência, além de criar protocolos de atendimento às vítimas. “A Prefeitura assumiu o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e buscamos formas de combater essa realidade criando políticas públicas com a participação da sociedade civil, por meio dos conselhos, do poder público e de outras instituições”.

“Inicialmente, nós padronizamos os fluxos do atendimento municipal às mulheres nessa situação e criamos também uma cartilha para que elas identifiquem os tipos de violência e saibam como e onde buscar atendimento. Agora, o programa ‘Nosso Olhar’ chega para complementar esse protocolo e fazer com que elas conquistem a independência financeira”, completou Lorena.

Saiba como denunciar casos de violência doméstica:

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior