Prefeitura inaugura reforma do Centro de Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, inaugurou na última quarta-feira (5), a reforma do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). A unidade passou por reforma na cobertura, no piso e nas instalações elétricas, ganhou novas portas de alumínio, pintura interna e externa, revestimento de todo o piso térreo e adequação de espaços, como secretaria, sala de informática e centro pedagógico. Veja fotos do evento.

O CEJA oferece aulas do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e, atualmente, conta com 262 alunos matriculados em 12 turmas, dez com ensino presencial e duas em modalidade de Ensino à Distância (EAD). O prédio também é polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e oferece ainda formação continuada aos professores da rede municipal.

Na cerimônia de entrega da obra estiveram presentes o prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira, a secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim, a diretora do Ceja Marcia Viana, a gestora da unidade de política pedagógica Marilene Dantas, o aluno Arnaldo dos Santos e o ex-aluno e hoje professor Dr. Douglas Maciel, além de funcionários e familiares da homenageada da noite, a professora Isabel Pimenta, que dá nome ao espaço.

Arnaldo dos Santos, de 71 anos, é morador do Jardim Progresso e contou durante o evento que ficou 45 anos fora da sala de aula. Nascido na Bahia, ele tinha estudado até o 5º ano e, com incentivo da família e colegas do trabalho, procurou a EJA para completar os estudos. “Eu vim para Franco da Rocha em 1987. Criei meus três filhos e lutei para vê-los conquistando um diploma, que na minha juventude eu não consegui. E agora é minha vez! Vou me formar aqui no EJA e, em breve, vou fazer a minha faculdade também, se Deus quiser”, disse Arnaldo.

Em sua fala, a secretária Renata Celeguim falou sobre a reforma do prédio. “A decisão de trazer a EJA para o centro da cidade foi pensada para facilitar a vida dos estudantes que trabalham, seja fora ou em casa, e que têm nesse prédio no centro maior facilidade de acesso. Construímos um prédio do Juquery para abrigar a creche que ficava aqui e iniciamos a reforma. Foram muitas lutas, como na enchente de 2022, mas assim como os jovens e adultos não desistiram de retomar os estudos, nós também não poderíamos desistir de reformar um prédio que fosse mais resiliente aos alagamentos e que pudesse abrigá-los com segurança”.

Para completar a noite de festa e celebração, o público assistiu a apresentações de dança da oficina de breacking da Secretaria da Educação e Cultura, do Milithú Estúdio de Dança e da orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha.

A homenageada

Apaixonada pelos livros e pela educação, a professora Isabel Pimenta lecionou por anos na Educação de Jovens e Adultos em Franco da Rocha. Teve a vida marcada pela militância e luta incansável em defesa do ensino de qualidade acessível a todos e todas. Também atuou ativamente como voluntária nas atividades da Igreja Imaculada Conceição, onde fez grandes amigos. A professora faleceu em 2021 em decorrência de complicações da Covid-19.

Texto e foto: Luana Nascimento