“Vitória e Resistência”: Lavagem das escadarias da Paróquia Bom Jesus da Paradinha celebra o respeito entre as religiões

No último sábado (15), o 8º Ato Inter-Religioso da “Lavagem das escadarias da Paróquia Bom Jesus da Paradinha” reuniu representantes de diversas religiões em uma ação contra o preconceito e a intolerância. Veja fotos do evento.

O movimento, que ocorre anualmente, é realizado com o apoio da Prefeitura de Franco da Rocha, junto à Associação Cultural Afro-Brasileira (ACAFRO) e ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

Antes de partirem sentido à paróquia, os religiosos reuniram-se na Praça Domingos Antonio Lopes, localizada em frente à Estação Baltazar Fidelis da CPTM. Durante o cortejo, os músicos, divididos entre jovens e adultos, deslocaram-se pela avenida Gales acompanhados por seus instrumentos, cânticos do candomblé e pelas rodas de capoeira dos alunos da Escola de Capoeira Bragadaketu, do Mestre Bragadá.

Ao chegarem na paróquia, os participantes do movimento juntaram-se para prestigiar o discurso da mãe de santo e presidente da ACAFRO Iyá Tânia, acompanhada dos padres Cido, Vicente, José Antônio Boareto e do Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo da diocese de Bragança Paulista. A vice-prefeita Lorena Oliveira também esteve presente na ação.

Em sua fala, a mãe de santo Iyá Tânia agradeceu à liberdade que lhe foi dada mais uma vez para representar o candomblé afro-baiano em Franco da Rocha. “Nós enfrentamos um período pandêmico e estamos retomando devagar. Vir aqui representa uma vitória e resistência para nós que sofremos intolerância e racismo religioso diariamente devido à ritualística que seguimos”, explicou.

No momento da lavagem, cada representante espalhou margaridas e água de cheiro pelos degraus da escadaria, numa representação do respeito e tolerância entre as crenças e, principalmente, entre os seres humanos.

Por fim, as crianças presentes foram convidadas a soltarem balões que se perderam no céu, encerrando o ato de uma forma emocionante e memorável.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães