12 horas de atendimento: oito UBSs já funcionam com horário estendido em Franco da Rocha

Neste mês de julho, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou o horário de atendimento de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, oferecendo uma nova opção aos munícipes que trabalham em horário comercial. A ação disponibiliza um atendimento mais flexível de 12 horas, das 7h às 19h, nas unidades dos bairros Parque Vitória, Jardim Luciana, Vila Rosalina, Lago Azul, Jardim dos Reis, Monte Verde, Centro e Parque Lanel.

A medida é mais uma etapa importante na busca por melhorias na área de saúde do município, visando garantir com horários flexíveis que os serviços estejam ao alcance de todos e todas, sem prejudicar a rotina de trabalhadores e estudantes.

Há uma semana com o novo horário de atendimento, a equipe da UBS Leopoldino José dos Passos, no Parque Vitória, já notou uma grande adesão da população ao programa. O maior bairro de Franco da Rocha conta com uma unidade formada por 35 funcionários, entre enfermeiros, auxiliares, médicos e farmacêuticos.

O enfermeiro e gerente da UBS do Parque Vitória, Nemias Martins, explica que a demanda do bairro sempre foi alta devido à numerosa população local. Agora, com o novo horário, todos que procuram o serviço são atendidos no mesmo dia com mais praticidade.

“Temos uma equipe altamente qualificada para atender a população com a atenção necessária. O novo horário nos possibilitou oferecer esses serviços de forma mais eficiente, beneficiando aqueles que até mesmo deixavam de cuidar da saúde por falta de tempo devido a algum compromisso. Estaremos sempre prontos para receber quem precisar de nós”, disse Nemias.

Já na UBS do Jardim Lucina, a gerente da unidade, Cristiane Matenauer, ressaltou que a ação também é importante para conscientizar as pessoas a procurarem atendimento médico mais próximos de suas residências, sem precisar ir até o centro da cidade por situações não emergenciais.

Veja fotos.

“Com o horário flexível atendemos mais pessoas e aproveitamos para aconselhar a sempre nos procurarem quando não for uma emergência. Não é necessário se deslocar para a UPA 24h por conta de uma dor de dente, febre ou dor de cabeça. A unidade de saúde consegue oferecer tranquilamente o que eles precisam e ainda mais agora com o nosso horário”, comentou Cristiane.

Vale ressaltar que outras duas conquistas da saúde de Franco da Rocha possibilitaram a extensão dos horários de atendimento nas quatro UBSs. São elas, o retorno do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, que trouxe 15 novos profissionais para atuarem nas UBSs do município.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior