Birutas do Juquery: oficinas resgatam a história artística e cultural de Franco da Rocha

Nos últimos dois fins de semanas, o Ateliê de Artes Tablado Juquery ganhou duas oficinas culturais do projeto Birutas do Juquery. Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, e a instituição Jopa de Publicações Artísticas, que resgatou a história cultural de Franco da Rocha nas oficinas de colagem e lambe-lambes. Veja fotos da atividade.

Idealizado pelos pesquisadores Daniel Joppert e Leonardo Chagas, o Birutas do Juquery usa a identidade botânica e geográfica da região para referenciar as etapas históricas da nossa cidade com as oficinas culturais realizadas pelas educadoras Anaelisa Scalon, Leiri Mendes e Luiza Zelada.

Nos dias 15 e 16 de julho, a oficina de colagem contou com 16 participantes e fez uma produção contemporânea de cartazes, tendo como referência as obras do acervo do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) em novas expressões.

Já nos dias 22 e 23 de julho, foi a vez de 23 franco-rochenses participarem da oficina de lambe-lambes, que coletou histórias com metodologia etnográfica de espécies botânicas do cerrado do Juquery. O objetivo foi transformar a ação em um dispositivo de memória, afeto e reflexão da história cultural de Franco da Rocha.

“Essa parceria com a Prefeitura é uma forma de reforçar a política pública na cidade que traz a cultura como protagonista da nossa história. E nada melhor do que produzir oficinas que conversem com o Museu de Artes Osório Cesar, que representa exatamente o início de tudo em Franco da Rocha, inclusive, artisticamente falando”, disse Daniel Joppert.

Os resultados das produções de ambas as oficinas serão selecionadas e colocadas em exposição durante festivais, seminários e no MAOC a partir de outubro.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos