Espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas” emociona o público com histórias de pacientes e funcionários do Complexo Hospitalar

O Projeto Espelho, Espelho Meu, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura e Secretaria da Saúde, apresentou na última sexta-feira (28), fragmentos da peça “Juquery: memórias de quase vidas”, do Grupo de Teatro Girandolá. A montagem emocionou o público contando histórias de ex-pacientes e funcionários do Complexo Hospitalar, traçando um paralelo com o hospital e a história de Franco da Rocha.

Veja fotos do evento.

A sessão recebeu a secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim e o adjunto Adilson Cunha, a apoiadora de saúde mental Cristiana Corrêa, o secretário de Governo Alexandre Chaves, além de trabalhadores da área da saúde e cultura e ex-pacientes do Juquery, que hoje moram nas residências terapêuticas do município.

No trecho apresentado, os personagens encenam histórias esquecidas atrás dos muros do Hospital Psiquiátrico do Juquery, que há mais de 120 anos separa a loucura considerada doentia da loucura cotidiana e aceitável pela sociedade, e se contrapõem a tantas outras histórias que estão todos os dias diante dos olhos das pessoas, e que talvez, acostumadas a elas, passam despercebidas.

Os atores André Arruda, Meire Ramos e Fabia Pierangeli fizeram ainda citações à história da cidade, que se formou a partir do Complexo Hospitalar do Juquery, nos arredores da linha do trem, passando por episódios de enchentes e chegando à fase de desenvolvimento e crescimento da população.

Após o término da apresentação o grupo participou de uma roda de conversa com a plateia para compartilhar experiências e sentimentos.

“Estar hoje aqui no Juquery, ao lado dos nossos amigos das residências terapêuticas, me faz lembrar que em 2013 eu estive nesse mesmo local iniciando os estudos de prontuário para o processo de desinstitucionalização desses ex-pacientes em razão do fechamento dos leitos do hospital psiquiátrico, para que eles deixassem de viver no hospital e passassem a viver como merecem, em liberdade”, revelou a apoiadora de saúde mental Cristiana Corrêa.

O Projeto Espelho, Espelho Meu acontece toda última sexta-feira do mês no auditório da Secretaria da Educação e Cultura, dentro do Complexo Hospitalar do Juquery.

Teatro Girandolá

O grupo atua desde 2007 nos municípios de Francisco Morato e Franco da Rocha, produzindo e apresentando espetáculos teatrais, além de desenvolver atividades e ações de formação de público para as artes.

Girandolá segue como princípio de criação o processo colaborativo e preocupa-se em criar espetáculos que revisitam questões e discussões que possibilitem o diálogo entre seu fazer artístico e a realidade da região onde atua.

Texto e foto: Luana Nascimento