Franco da Rocha marca presença na Semana da Habitação, em Aracaju (SE)

Na última terça-feira de julho (25), foi dado início à Semana da Habitação 2023, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), que reúne profissionais de Arquitetura e Urbanismo, gestores públicos, universidades e movimentos sociais para discutir meios para garantir moradia digna à população de baixa renda no Brasil, por meio da aplicação da Lei nº 11.888/08, nomeada como Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

E, em nome de Franco da Rocha, a Secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Ana Carolina Alencar, esteve presente no evento para discutir a aplicação da ATHIS em Franco da Rocha.

No evento, foi apresentado o projeto financiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), em parceria entre o Instituto SOMA e o município, que visa a construção de um muro de arrimo por meio de mutirão no Núcleo São Carlos, no Parque Paulista, bairro afetado pelos deslizamentos de terra em 2022. As ações a serem desenvolvidas são voltadas à mobilização social, à prevenção e mitigação de risco e à restauração do local com adoção de tecnologias inovadoras e simplificadas.

Em uma parte do bairro, um muro de contenção já foi construído por meio de uma ação desenvolvida pela Prefeitura, Governo do Estado e parceiros institucionais. Além disso, as famílias vítimas da tragédia são atendidas por meio de um projeto habitacional aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Para a secretária de Habitação, Ana Carolina Alencar, o evento fortalece as relações entre as entidades presentes, que saem de lá com ideias e metas que desejam aplicar nos municípios.

“É certamente o maior evento a discutir habitação de interesse social no país, representando e apresentando nossos esforços e ações nessa área, em especial a respeito da assistência técnica em Habitação de Interesse Social (HIS). O Fórum de ATHIS realizado em março em nossa cidade, trouxe a possibilidade de trocas de experiências locais, agora, levamos essas informações a outro nível”, acrescentou a secretária.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Equipe Habitação