Exposição “Posturas em corpos ativos” cobre as paredes da Casa de Cultura Marielle Franco

Tendo como inspiração a prática de yoga que adquiriu no período da pandemia, a artista Luísa Meyer criou uma série de pinturas que representam as posições que os corpos assumem durante a prática da atividade.

Veja fotos da exposição.

Na última sexta-feira (4), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, realizou a instalação das obras da composição “Posturas em Corpos Ativos” nas paredes da Casa de Cultura Marielle Franco, que ficará disponível até o dia 27 de agosto.

As obras refletem gestos de cada uma das diferentes posições que foram capturadas primeiro fotograficamente e, depois, de impressas sobre tela pintadas pela artista.

As posturas são representações do instante de suspensão de um determinado movimento, em que pernas, pés, braços, cabeças, troncos, mãos e coxas, fragmentados no espaço, estão concentrados em uma pose separados de sua unidade corporal, como se estivessem desmembrados.

O conjunto é formado por elementos de diferentes dimensões, sendo alguns próximos à dimensão do corpo humano.

Luísa Meyer promoveu no último sábado (14), um encontro interativo e uma aula de yoga. Acompanhada de um grupo de visitantes da exposição, a artista guiou movimentos corporais, exercícios e treinos de respiração e posturas. No próximo sábado, 19 de agosto, haverá o lançamento do catálogo da exposição e de um vídeo documental seguidos por uma aula de yoga, a partir das 13h.

Sobre Luísa Meyer

“Uso a pintura como meio de expressão”, expõe a artista em sua biografia. Desde 1980, as pinturas de Luísa Meyer se apresentam publicamente pelo acúmulo e pela multiplicidade, em que buscam compor uma unidade em meio a uma variedade de formas. A artista expandiu os limites tradicionais da arte por meio da utilização de compensados de madeira, relevos de gesso e objetos de concreto.

Exposição “Posturas em corpos ativos”
Período de visitação: de 5 a 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h
Encontro interativo: dia 19 de agosto, das 14h às 16h
Lançamento do catálogo e de um vídeo documental: dia 19 de agosto, às 13h