Defesa Civil Municipal e Parque Estadual do Juquery realizam atividade de prevenção a incêndios florestais

Visando alertar a população sobre incidentes de fogo em mata, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, em parceria com a equipe do Parque Estadual do Juquery (Fundação Florestal), organizou na Praça Caieiras uma atividade de prevenção a incêndios florestais.

No estande da Defesa Civil foram expostos materiais utilizados pelas equipes de combate aos focos de incêndio, além de realizarem a distribuição de material informativo e orientações acerca das medidas que devem ser adotadas para evitar incêndios e se prevenir em período de baixa umidade relativa do ar.

A ação faz parte da operação “São Paulo sem fogo”, programa lançado pelo governo do estado que visa prevenir e combater incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes próximas a regiões rurais e urbanas.

A abordagem feita pelos profissionais mostrou os cuidados que devem ser adotados, como não atirar cigarros acesos nas margens de rodovias, não soltar balões e evitar fogueiras em dias de vento forte ou em condições climáticas adversas, visto que Franco da Rocha possui uma grande área de cerrado, que sofreu com queimadas em agosto de 2021, em que mais de 50% da área do Parque Estadual do Juquery foi atingida por fogo.

Nas palavras do agente da Defesa Civil, Levi Pereira, é importante informar a população sobre a prevenção de risco aos incêndios. “Se trata de conscientizar, porque a maioria das pessoas não tem conhecimentos técnicos para lidar com situações relacionadas ao fogo em mata, por isso, elas devem ser evitadas”.

Levi ainda contou sobre o próximo projeto da Defesa Civil Municipal, que planeja realizar visitas em escolas municipais para orientar alunos e professores quanto aos cuidados que devem ser tomados com o fogo no dia a dia.

Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Equipe Defesa Civil Municipal