Emeb Doutor Alceu Anzelotti apresenta o projeto “Pedaços do Brasil – Descobrindo Nossas Regiões”

No último sábado (12), foi realizada a exposição do projeto “Pedaços do Brasil – Descobrindo Nossas Regiões” na Emeb Doutor Alceu Anzelotti, na Vila Bela. A atividade foi desenvolvida pelos alunos das 23 turmas da escola, do 1º ao 5º ano.

Veja fotos do evento.

A partir de uma decisão feita em conjunto pelos educadores, o projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer as características sociais e culturais das regiões do Brasil.

A atividade foi desenvolvida por meio de pesquisas intensivas tanto dentro quanto fora da escola, com foco nas características distintas de cada região, em que cada turma ficou responsável por uma área: os 1°s anos exploraram a região Nordeste, os 2°s anos a região Sudeste, os 3°s anos a região Norte, os 4°s anos a região Sul e os 5°s anos a região Centro-Oeste.

Cartazes, maquetes e estandartes que representassem cenários regionais, aspectos culturais e históricos foram espalhados pela escola, além de painéis que destacavam a rica fauna e flora da região Norte por meio de uma abordagem sustentável, em que os alunos utilizaram materiais recicláveis para promover a conscientização ambiental.

A culminância do projeto foi realizada junto da Festa Junina da escola, onde os trabalhos desenvolvidos foram compartilhados com toda a comunidade escolar que, além de ter curtido uma linda festança com direito a bingo e dança de quadrilha, teve a oportunidade de apreciar o resultado do trabalho realizado pelos alunos e professores.

Segundo a gestora de setor Gláucia Mandri, os alunos ampliaram sua compreensão sobre a diversidade do Brasil e desenvolveram um senso de identidade nacional mais profundo. Além disso, a colaboração entre as turmas promoveu o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos, fortalecendo os laços entre alunos e professores.

“A atividade ‘Pedaços do Brasil’ não apenas enriqueceu a experiência educacional dos alunos, mas também contribuiu para uma comunidade escolar mais unida, informada e comprometida com a valorização da diversidade e do patrimônio nacional”, acrescentou a gestora.

Embora a exposição tenha ocorrido em um único dia, alguns dos trabalhos permanecerão expostos na escola por determinado período, permitindo que todos os alunos possam apreciar e aprender com o projeto.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Dalmir Junior