Prefeitura recebe cinco novos ônibus para compor a frota municipal

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana entregou cinco novos ônibus para compor a frota municipal e melhorar a mobilidade urbana. Os novos ônibus vão operar nas linhas 210 (Estação Franco da Rocha – Pq. Vitória/Vila Ramos), 220 (Estação de Franco da Rocha – Parque Vitória), 230 (Estação de Franco da Rocha – Jd. Pretória) e 240 (Estação de Franco da Rocha – Monte Verde).

A entrega foi feita ao prefeito Dr. Nivaldo, que esteve ao lado do secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elvis de Souza, do secretário adjunto Ezequias Miranda e do diretor da Viação Caieiras, Luiz Antônio, além de funcionários da empresa. Veja fotos.

Os novos veículos são da marca Mercedes-Benz, modelo OF 1726, zero-quilômetro, carroceria Caio Apache Vip 5, com motor eletrônico dianteiro Euro 6, que oferece um melhor desempenho e menor índice de emissão de poluentes, sendo o sistema mais moderno no mundo para preservação do meio ambiente.

Para a melhor experiência dos passageiros, os ônibus contam com elevador de acessibilidade, ar-condicionado e sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos.

Quatro câmeras de monitoramento foram instaladas em cada veículo, sendo três para registrar toda a movimentação interna a fim de garantir a segurança dos passageiros e, uma outra, com visão externa, na dianteira do ônibus.

Os novos carros também têm dois lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis amarelos, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual. Além disso, contam com itinerário eletrônico branco nas posições: frontal, lateral e traseira, facilitando a leitura dos destinos à longa distância, principalmente durante a noite.

Como novidade, foram instalados carregadores USB para alimentação de dispositivos móveis, como celulares, tablets, entre outros. Já para o conforto dos motoristas, os novos ônibus oferecem ajuste de altura do volante, câmera de ré e monitor para visualizar a porta traseira e facilitar o desembarque.

O diretor da Viação Caieiras, Luiz Antônio, falou sobre a importância dos novos ônibus: “Essa nova frota vem para se integrar à nossa política de renovação, com o objetivo de manter o alto nível dos veículos. Com essa entrega, conseguimos informar à população sobre o que está acontecendo na cidade, e que cada vez mais, tanto a Prefeitura quanto a Viação Caieiras estão trabalhando juntos para proporcionar melhores condições para os usuários do transporte público”.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior