Agosto Lilás: Programa “Nossa Olhar” promove palestra com o tema “Direito na perspectiva de gênero”

Na última sexta-feira (25), o programa “Nosso Olhar”, em parceria com a Prefeitura, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, realizou uma palestra com o tema “Direito na perspectiva de gênero”, ministrada pela Drª Ana Beatriz Mancz, na Câmara Municipal de Franco da Rocha. Veja fotos do evento.

Antecedendo o Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado no dia 26 de agosto, que defende a necessidade de debates e ações para o alcance e igualdade de gênero, a palestra abordou temas como tipos de violência contra a mulher e estratégias de enfrentamento e denúncia.

A vice-prefeita Lorena Oliveira esteve presente no encontro e expressou a importância de eventos que abordem como identificar e combater a agressão contra a mulher, além dos meios que atendem as vítimas deste tipo de ataque.

Na abertura da palestra, a presidente da Comissão da Mulher, Drª Ana Beatriz Mancz, expôs quais são os tipos de violência contra a mulher e a forma como elas surgem. Além disso, por meio de situações imagéticas, a Drª explicou como identificar o início de uma situação de abuso.

Programa “Daqui pra Frente”

Por meio do artigo 22 da Lei Maria da Penha, acrescido com o inciso VI, que determina que em casos de violência doméstica contra a mulher o juiz poderá estabelecer o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação, o projeto “Daqui pra Frente” foi criado.

Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Franco da Rocha, o programa tem como principal objetivo promover ações de educação e reeducação que contribuam com a consciência de autorresponsabilidade do agressor.

Segundo a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Andrea Cardoso, o projeto busca trabalhar a desconstrução de estereótipos de gênero e padrões hegemônicos de masculinidade baseados no sistema patriarcal. Em 2023, 24 homens procuraram o serviço e cinco estão na fila de espera.

Ao final do encontro, a gestora do Núcleo de Prevenção e Assistência a Vítimas de Violência (NUPAVV), Sandra Crisóstomo, apresentou como funcionam os serviços do programa e como as vítimas podem recorrer aos atendimentos.

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra a mulher, disque 180. Caso note algum tipo de violência, ligue 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal). Para denúncias anônimas, disque 100.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior