Creas realiza roda de conversa voltada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Dando continuidade às atividades voltadas à campanha do “Agosto Lilás”, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou na manhã desta terça-feira (29), uma roda de conversa para discutir meios de como expandir a conscientização sobre a luta pelo fim da violência contra a mulher e como dar voz às vítimas que já passaram ou passam por algum tipo de abuso.

Confira as fotos do evento.

O encontro reuniu representantes de serviços de atendimento social do município, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Núcleo de Prevenção e Assistência às Vítimas de Violência (NUPAVV), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e a Secretaria de Assistência Social de Franco da Rocha, que compartilharam suas visões sobre como cada instituição pode se posicionar sobre essa causa.

No início do evento, acompanhados da apresentação artística da comunicóloga social e coordenadora do projeto Promotora Legal Popular Juquery (PLP), Karinny Paklandd, os participantes cantaram a canção “Triste, louca ou má”, da banda brasileira “Francisco, el Hombre”, que retrata a busca de uma mulher pela sua liberdade. Em seguida, os integrantes foram convidados a compartilharem suas interpretações sobre a música e demais impressões sobre as ações da campanha do Agosto Lilás.

Para a assistente social que atua na APAE, Cristiane Rodrigues, a discussão sobre questões de gênero tem avançado, mesmo que em passos lentos. “Estes espaços de discussão são essenciais, já que na sociedade as mulheres são ‘ensinadas’ sobre como devem se comportar, agir e falar. É importante que as instituições abram espaços para debates onde as mulheres possam se enxergar e construir, num coletivo, saídas para este tipo de situação e que toda essa problemática deixe de ser naturalizada”, expressou a profissional.

Em 2022, somente no Brasil, 35 mulheres foram agredidas por minuto e, como forma de apelo e conscientização deste alto índice, bexigas foram estouradas para representar cada uma destas vítimas.

Agosto Lilás

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher por meio da campanha “Agosto Lilás”, desenvolvida em referência à Lei Maria da Penha, que completa 17 anos em setembro deste ano, e surgiu para dar suporte às mulheres vítimas de vários tipos de violência, como física, sexual, moral, patrimonial e psicológica.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).