Mutirão da São Carlos: apresentado o projeto do novo muro de contenção para mitigação de riscos na área

Na última terça-feira (29), a Prefeitura apresentou o “Projeto e Mutirão para mitigação de risco em área atingida por escorregamento: ATHIS no Núcleo São Carlos” em reunião na Emeb Maria Aguilar Hernandez, no Jardim dos Reis. Essa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, em parceria com o Instituto Soma, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e a Ecounion. Veja fotos do evento.

Em regime de mutirão com os moradores locais, a obra construirá um novo muro de contenção na parte inferior da rua São Carlos, no bairro Parque Paulista, para recuperação da área atingida na tragédia de 2022. A medida conta com assistência técnica de habitação e mobilização social para melhorias urbanas e habitacionais na região.

A cerimônia de lançamento do projeto teve a mesa solene formada com o prefeito Dr. Nivaldo; a vice-prefeita Lorena Oliveira; o secretário Executivo de Gabinete, Marcus Brandino; a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Ana Carolina Nunes; o diretor de Defesa Civil Francisco Queiroz; a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) Débora Sanches; a representante do Instituto Soma Letícia Kirchner; o representante da Ecounion Mauro Igarashi; e os vereadores municipais Kinho, George e Alex Caixa.

Para explicar o projeto, a representante do Instituto Soma, Letícia Kirchner, detalhou a tecnologia “logblock” que será utilizada na construção do novo muro de contenção. Esse sistema é composto por blocos encaixáveis produzidos em concreto que não utilizam argamassa para assentamento e nem aço em seu reforço. A técnica é reconhecida pela alta performance na contenção de solo e suporte do recalque vertical sem perda da estabilidade.

“Antecedendo a construção do novo muro, vamos capacitar todos os voluntários do mutirão com oficinas que, além das ações técnicas que serão instruídas, terá um objetivo social com fortalecimento de vínculos durante o processo, até a conclusão do projeto”, disse Letícia.

A “1ª Oficina: Fortalecendo Vínculos” do projeto acontecerá nesta sexta-feira (1), às 14h na Emeb Maria Aguilar Hernandez, localizada na rua Carlos Magno, 449 – Jardim dos Reis.

No encerramento da reunião, a Secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Ana Carolina, ressaltou que esse é só o começo de mais um dos programas que têm o objetivo de trazer segurança às famílias que, futuramente, retornarão para suas casas na rua São Carlos, além de também replicar esse projeto em outras áreas de risco em Franco da Rocha.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos