“Se tem vida, tem jeito”: servidores franco-rochenses participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

O nono mês do ano é dedicado à campanha de prevenção ao suicídio. Dessa forma, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Franco da Rocha, promoveu uma palestra conduzida pela psicóloga e suicidologista Karina Okojima para discutir o tema. O evento foi realizado na Faculdade de Tecnologia Giuliano Cecchettini (Fatec), na última segunda-feira (4), e direcionado aos servidores do município.

Veja fotos da palestra.

No início do evento, a psicóloga distribuiu Tsurus (pássaro de esperança de origami) para presentear os convidados. O ato é uma marca da profissional, que leva esperança e fortalecimento às pessoas por meio de fatores de proteção na prevenção ao suicídio e dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia (modelo psicoterápico com ênfase na responsabilidade de si mesmo).

A vice-prefeita Lorena Oliveira esteve presente no encontro e participou das atividades de interação organizadas pela psicóloga, que buscava manter os participantes mais à vontade ao decorrer da palestra.

Além dos tópicos trabalhados em volta do tema “valorização da vida”, os convidados participaram de momentos de reflexão sobre outras maneiras de enxergar um problema e se auto enxergar.

Para o psicólogo Rafael Oliveira, envolver todas as secretarias em eventos tão importantes é uma ótima iniciativa. “É extremamente importante falar dos comportamentos autodestrutivos nas diversas áreas, ainda mais por um profissional como a Karina. Além de toda a capacidade técnica, ela ainda nos fez refletir sobre a nossa existência. Isso é incrível, nos humaniza e nos permite falar com leveza sobre um tema tão complexo”.

A psicóloga Tatiane Lopes também pôde sair do evento com novos ensinamentos e visões sobre o tema. “Quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas sim colocar fim numa dor imensurável. Não podemos desqualificar a dor de alguém. A importância da palestra de ontem é justamente o ensinamento do manejo quando lidamos com situações de desespero do outro”, expressou a profissional.

Ao final do evento, a palestrante Karina Okojima recebeu uma obra de arte produzida pelo artista Antônio Rosas Satílio que, através de sua pintura, emocionou a psicóloga.

Mais sobre Karina Okojima

Karina Okajima Fukumitsu, conhecida como “a educadora dos pés descalços”, é psicóloga, psicopedagoga e Gestalt-terapeuta. Aos 43 anos foi diagnosticada com uma inflamação cerebral, a encefalomielite aguda disseminada (ADEM), que causou a perda dos movimentos e esquecimento da ordem alfabética. Ao se ver nessa situação, Karina fez uma promessa de que se retornasse às salas de aula, ficaria descalça para atender em psicoterapia e para ministrar suas aulas, cursos e palestras. “Com meus pés no chão, reverenciaria meus clientes e alunos e o fato de estar novamente em pé”, explica a psicóloga.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães