Projeto e mutirão para mitigação de risco: Prefeitura realiza oficina de fortalecimento de vínculos com moradores da rua São Carlos

Na última quinta-feira, (1) a Prefeitura, em parceria com o instituto SOMA, Ecounion e fomento do CAU/BR, realizou a primeira oficina de fortalecimento de vínculos do “Projeto e mutirão para mitigação de risco em área atingida por escorregamento: ATHIS no núcleo São Carlos”. A inciativa teve como objetivo apresentar aos moradores da São Carlos os próximos passos da construção do muro de contenção na parte de baixo da rua, além de mostrar como todos podem contribuir para a volta aos seus lares. Veja fotos do evento.

O encontro aconteceu no Emeb Maria Aguilar Hernandez e contou com a presença da equipe da Defesa Civil Municipal, as representantes do instituto SOMA, Camila Maia e Carla Theodoro, além da assistente social da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária Vanessa Cunha.

Com a realização de dinâmicas em grupo e uma breve apresentação da projeto do novo muro de contenção, a tarde agregou não só conhecimento ao grupo como também suscitou muita emoção aos moradores que veem o momento de retornar as suas casas cada vez mais próximo.

Entre as novidades, foi apresentada a tecnologia de LogBlock, peça de concreto em formato de favo de mel e que pode ajudar na contenção de muros de contenção, canalizações, escadas hidráulicas, entre outras obras. Utilizado para contenção, o LogBlock tem encaixe simples como grande novidade e praticidade.

Segundo Carla Theodoro, é importante que os moradores acompanhem o andamento do projeto de perto e entendam a situação que envolve a obra do muro de contenção da rua São Carlos.

“A Prefeitura, junto ao instituto SOMA, tem como objetivo trazer os moradores para perto da obra que está caminhando cada vez mais para ser concluída. Queremos proporcionar aos moradores a volta aos seus lares para que vivam tranquilamente e com segurança”.

No final da reunião, Carla ainda convidou os moradores a comparecerem na próxima oficina, que acontecerá no dia 15 de setembro, no próprio território da São Carlos.

ATHIS

A Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) oferece assessoria técnica em arquitetura, urbanismo, assistência social e demais mecanismos necessários para a garantia do direito à moradia digna e segura às famílias de baixa renda. O município de Franco da Rocha teve aprovada em março deste ano a Lei nº 1.702/2023 que cria Programa Municipal de ATHIS.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles