Reconstruir no presente, construir o futuro: realizada a Conferência Municipal da Juventude de 2023

Na última quinta-feira (14), a Prefeitura, junto ao Conselho Municipal da Juventude (CMJ), realizou a Conferência Municipal da Juventude 2023: “Reconstruir no Presente, Construir no Futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, no auditório da Secretaria Municipal da Educação. Veja fotos da atividade.

O evento teve como principal objetivo promover a participação ativa dos jovens do município na formulação de políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude, na busca de uma sociedade mais justa, inclusiva e participativa.

Presente na cerimônia, a vice-prefeita Lorena Oliveira expressou sua visão sobre a importância da juventude na construção e desenvolvimento da sociedade, além da relevância da participação dos alunos e professores das escolas estaduais Profª Iraci Sartori Vieira da Silva e Profª Ivone dos Anjos da Silva Campos em eventos que decidem o futuro dos jovens munícipes.

Também estiveram presentes no evento o secretário Executivo de Gabinete, Marcus Brandino; a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Helena Lucchino e a presidente e a vice do CMJ, Jennyfer Bento e Stefany Melo.

Para dar início à conferência, o trio juvenil da Companhia de Dança de Franco da Rocha realizou a apresentação “Seja um herói”, coreografada pela professora Kemili Moraes.

Em seguida, foram à frente a Dra. Ana Beatriz Mancz, presidente da Comissão da Mulher da OAB de Franco da Rocha, que compartilhou informações sobre o acesso do jovem à segurança e à justiça, e o estudante do curso de Sociologia e Política e graduado em ciências sociais pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Wallyson Carvalho, que compartilhou seu histórico profissional e os caminhos que trilhou durante o seu processo de formação.

A etapa seguinte do evento consistiu na divisão dos participantes em equipes, os grupos de trabalho (GTs), em que foram discutidas as propostas de cada um dos quatro eixos: “Direito à cidadania, à participação social e à representação juvenil”, coordenado pela assessora executiva do Gabinete do Prefeito, Samantha Silva; “Direito à profissionalização ao trabalho e à renda”, coordenado pelo diretor de desenvolvimento econômico Heber Farias; “Direito à diversidade e à igualdade: racial religiosa e de gênero”, coordenado pela filósofa e ativista política Dalila Brito e “Direito à segurança pública e ao acesso à justiça”, coordenado pelo estudante Wallyson Carvalho.

Em cada um dos eixos foram apresentados projetos e sugestões que englobam questões que possam melhorar e auxiliar a juventude do município. Em seguida, cada um dos coordenadores dos quatro grupos expuseram suas propostas que, ao final, foram aprovadas por unanimidade.

Para o estudante Eduardo Pimentel, de 17 anos, que propôs a construção dos “jogos estudantis de verão”, como um projeto para inserir mais jovens à prática de esportes, a participação dos estudantes em grandes eventos representa um avanço.

“A escola é o lugar onde estão os jovens em uma grande diversidade, que vivem em diferentes realidades e foram formados por diversas criações, então a nossa participação na conferência é a chance de dar voz para quem precisa e dar visibilidade às questões que presenciamos de perto”.

No encerramento da conferência, foi realizada a eleição dos delegados que levarão as propostas para conferência estadual, que será realizada em Olímpia. Os vencedores titulares foram o jornalista e comunicador social Jorge Henrique Ramos e a estudante Kássia Fernandes Pereira, e os suplentes Eduardo Pimentel e Anyelle da Silva, estudantes da rede estadual.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior