Franco da Rocha realiza 3ª edição dos Jogos de Inverno da Melhor Idade

A última quinta-feira (14), foi de festa no Ginásio Paulo Rogério Seixas com a abertura dos Jogos de Inverno da Melhor Idade. No total, 60 atletas estão competindo nas modalidades vôlei adaptado, damas, dominó, buraco, truco e tênis de mesa.

A abertura oficial da competição ocorreu pela manhã com a presença da vice-prefeita Lorena Oliveira, do secretário Executivo do Gabinete Marcus Brandino, da secretária interina de Esportes Ireide Santos, do diretor de Esporte Rodrigo Costada, da equipe organizadora e dos atletas da melhor idade.

Confira fotos da abertura.

Na cerimônia, a turma de dança da melhor idade, ministrada pela professora Kemeli Moraes apresentou a coreografia “Empoderadas”, com a música “Maria, Maria”, na voz de Elis Regina. “Na coreografia, contamos a história de como as mulheres eram vistas na sociedade antigamente e como elas são vistas hoje, especialmente na questão profissional. Antes vistas somente como donas de casa, hoje elas desafiam esses padrões e podem fazer o que as faz sentir bem e buscar a profissão que quiserem”, explicou Kemeli.

O time de dança da melhor idade é formado por 14 atletas de 60 a 75 anos.

Bem-estar físico e mental

A Prefeitura organiza os jogos com o intuito de proporcionar mais convívio social, autonomia e bem-estar ao grupo. Além disso, também são oferecidas regularmente pela secretaria diversas modalidades esportivas, além de dança e jogos voltadas a homens e mulheres. As atividades são frequentadas por atletas que estão no início da melhor idade até pessoas com mais de 80 anos, que participam, inclusive, de competição fora da cidade, como os Jogos da Melhor Idade.

Todas as modalidades possuem acompanhamento de profissionais da educação física e buscam melhorar as habilidades mentais, sociais e fisiológicas dos praticantes, aumentando a energia, autonomia e a independência dos atletas.

“Promover atividades voltadas ao público da melhor idade, além de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida, é uma forma de retribuição a tudo que eles fizeram e representam para a sociedade até hoje”, enfatizou a secretária Ireide Santos.

As competições dos Jogos de Inverno da Melhor Idade iniciaram no dia 14 e serão finalizadas nesta terça-feira (19), com a entrega das medalhas das modalidades disputadas.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior