Equipes da Prefeitura participam da 17ª megaoperação de limpeza da represa Paiva Castro

A Prefeitura de Franco da Rocha participou nesta terça-feira (19), da 17ª megaoperação de limpeza da represa Paiva Castro, realizada em alusão ao Dia Mundial Pela Limpeza da Água. Mais de 20 pessoas participaram da ação e retiraram cerca de 2,8 toneladas de lixo.

Veja fotos da megaoperação.

Estiveram presentes no mutirão, a Gestão Ambiental do Parque Estadual do Juquery (PEJy), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), diretoria de Meio ambiente e Defesa Civil de Franco da Rocha, equipes da Sabesp, Solvi Essencis Ambiental, Escola Superior de Bombeiros, Policia Militar Ambiental e prefeitura de Mairiporã, entre outros voluntários.

Para iniciar o mutirão, o diretor do PEJy, Francisco Rond passou as principais orientações de segurança aos voluntários, que se deslocaram para diversos pontos da represa em botes, canoas e barcos. Foram encontrados diversos materiais, como plástico, papéis, metais, embalagens de alimentos e outros detritos coletados e devidamente descartados. As maiores concentrações de lixo foram retiradas de áreas acessíveis aos frequentadores da represa.

Realizada há mais de dez anos, a megaoperação foi criada com o intuito de atender a um dos principais objetivos do Parque Estadual Juquery, Unidade de Conservação de Proteção Integral que possui 2.058,09 hectares e abriga um dos últimos remanescentes do Bioma Cerrado preservado na região metropolitana de São Paulo, que é preservar a integridade de um dos reservatórios de água do mundo, que é Sistema Cantareira.

“Vale ressaltar que o local é manancial de abastecimento de 8 milhões de pessoas e o uso irregular somado ao descarte de lixo no local pelos frequentadores compromete o abastecimento de milhares de famílias, principalmente em períodos de estiagem”, acrescentou Francisco Ronda.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior