Reconstruindo sonhos: Prefeitura realiza mais uma etapa das Oficinas da São Carlos

Na última sexta-feira (15), mais uma das “oficinas da São Carlos” foi concluída. O projeto tem sido realizado por meio da Prefeitura, em parceria com
Instituto Soma, Ecounion e fomento do CAU/BR, junto à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e Defesa Civil.

Confira imagens da oficina.

A oficina teve como principal objetivo levar capacitação aos moradores sobre o que é a prevenção e a percepção de risco por meio das atividades e discursos organizados pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Na abertura do encontro, foi compartilhado um vídeo oficial do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que garantiu às crianças e adultos presentes uma explicação mais simples e clara sobre o que de fato é uma área de risco, quais cuidados devem ser tomados nestes locais e como os moradores podem acionar a Defesa Civil, caso necessário.

A primeira dinâmica buscou impulsionar o trabalho em equipe, em que folhas de jornais foram colocadas lado a lado no chão e cada um dos participantes, que se posicionaram em cima destas folhas, deveriam chegar a uma “caixa misteriosa” sem colocar os pés no chão ou rasgar os jornais.

A equipe formada pelas crianças foi a vencedora da atividade, o que impressionou a assessora de Gestão da Defesa Civil, Samantha Zduniak. “Eles foram os primeiros a construir o ‘sistema de ponte’ depois do trabalho em equipe. Vemos a importância da presença dos mais novos nessas atividades porque eles influenciam o futuro da sociedade e sempre alertam seus pais”.

O agente da Defesa Civil, Jonas Yanase, compartilhou sua visão de que as mudanças começam na esfera cultural. “Acreditamos que poderemos surtir um efeito por meio das mudanças culturais e de um trabalho que inicia com a conscientização das crianças, assim como já abordamos questões da educação ambiental, por exemplo”.

Além disso, Jonas reforçou que as ações da Defesa Civil são baseadas no trabalho dos eixos de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação.

Ao final do evento, as crianças receberam cartilhas de orientação sobre os cuidados que devem ser tomados na atual época do ano, que apresenta ar seco e temperaturas elevadas, e os adultos foram presenteados com plantas suculentas, que demonstram a plantação de sementes e “um plantio de oportunidades junto à comunidade”, nas palavras da assessora Samantha Zduniak.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior