Servidores da Prefeitura participam de curso com o tema “Conscientização sobre Segurança Nacional de Trânsito”

Anualmente, a Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desta forma, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com a Escola de Governo, organizou um curso com o tema “Conscientização sobre Segurança Nacional de Trânsito”, direcionado aos servidores municipais, realizado na manhã da última sexta-feira (22), no Paço Municipal.

Confira imagens do encontro.

O curso foi conduzido pelo gestor da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) de Franco da Rocha, Sávio Rodrigues, que abordou tópicos como a legislação de trânsito; veículos da municipalidade; leis e infrações de trânsito; itens obrigatórios, além de ter desenvolvido momentos de conscientização sobre a segurança de condutores e passageiros.

Nas falas do gestor, o curso teve como principal motivação conscientizar os participantes sobre os cuidados a serem tomados nos deslocamentos dos motoristas e em relação à sinalização e às regras de tráfego.

Para o motorista Fernando de Barros, que atua na Secretaria de Assistência Social há três anos, a conscientização sobre a segurança no trânsito deve ser constantemente abordada. “A orientação para os motoristas é muito importante, já que nós devemos garantir a segurança dos nossos passageiros e de toda a população. Cursos e palestras assim são sempre válidos”, expressou.

No trânsito, escolha a vida

A Semana Nacional do Trânsito (STN) é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada em setembro, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais abordadas durante esse período.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães