1º Festival FrancoBoxe reúne mais de 50 alunos no ringue do CSU

O último domingo (24), foi de muita emoção no parque municipal Benedito Bueno de Morais com o 1º Festival FrancoBoxe, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. A temperatura subiu no ringue com a participação de mais de 50 alunos em 25 lutas que contaram com a presença da secretária interina de Esportes Ireide Santos e o comando do atual campeão brasileiro de boxe e professor da modalidade na cidade, Douglas Gabriel, conhecido como Dodô.

Confira fotos do evento.

A atividade recebeu alunos do Programa Escola Aberta, que abre as portas de escolas municipais para levar ações esportivas para mais perto da população, e participantes das aulas oferecidas nos polos esportivos da Prefeitura. Também estiveram presentes equipes de Francisco Morato, Caieiras e Mogi das Cruzes para prestigiar o evento.

Segundo o professor Dodô, foram entregues premiações para todos os alunos. “Por se tratar do primeiro festival de boxe de Franco, nosso objetivo foi introduzir a modalidade na região e consideramos o evento um ‘sparring’, que consiste em lutas amistosas nas quais não há campeões, mas sim uma troca de experiência e um incentivo para que os alunos pratiquem para participarem de outros amistosos e festivais”.

O 1º FrancoBoxe rendeu homenagens ao grande atleta Alexandre Rafael, o Duco, um dos precursores do boxe na região, que formou grandes atletas, inclusive o atual campeão brasileiro e professor da modalidade, Dodô.

Ringue

O ringue no CSU foi montado recentemente pela Secretaria de Esportes como um incentivo à prática da modalidade na região e permanecerá para ser utilizado durante as aulas. De acordo com a secretária Ireide Santos, a instalação da estrutura vai proporcionar um espaço específico para a vivência da luta com os alunos frente a frente, não usando só fundamentos.

“Manter o ringue à disposição para as aulas incentiva, principalmente, a autonomia de usar as táticas no momento de lutas, porque tem toda a proteção necessária para praticar com segurança. Além disso, a estrutura é móvel, possibilitando levar para outros espaços que permitam que outras pessoas também conheçam essa estrutura”, completou Ireide.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Esporte