Franco Memória: evento reuniu presente, passado e futuro de Franco da Rocha

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, realizou o “Programa Franco Memória: o presente conectando passado e futuro”, no Auditório da Sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Com programação de dois dias na última semana, o evento contou também com o IV Encontro de Pesquisadores de Franco da Rocha.

Na última quinta-feira (28), a diretora de Cultura, Regiane Rocha, fez a abertura com uma apresentação da estrutura do Programa Franco Memória, como articulação das questões patrimoniais do Plano Municipal de Cultura, destacando o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) que integra o programa e o representa fisicamente na cidade, com seu acervo em exposição.

Em seguida, Michelle Guimarães, gestora e museóloga, apresentou os projetos e ações que foram desenvolvidos no MAOC durante o ano, ressaltando as parcerias que resultaram em uma programação cultural com exposição no jardim e no projeto de acessibilidade do museu.

Já Elielton Ribeiro, gestor do acervo do MAOC e historiador da arte, apresentou os projetos desenvolvidos com as obras de artistas do Juquery, destacando o diálogo com curadores que resultou na participação de obras do acervo do MAOC em exposições organizadas por outras instituições culturais em São Paulo e Bauru.

Encerrando o primeiro dia, foi realizado o IV Encontro de Pesquisadores de Franco da Rocha, no formato de roda de conversa, a partir de uma apresentação do arquiteto e urbanista, Rafael Matias, que compartilhou o seu Trabalho Final de Graduação (TFG) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“Quem é de Franco da Rocha sabe, mesmo que da forma mais simples, como tudo aqui começou. No meu projeto, faço um resgate histórico para nos aprofundarmos ainda mais no início do Juquery, mas principalmente, para onde vamos caminhar futuramente na ocupação dos espaços do Complexo Hospitalar e o avanço econômico-social em nossa região”, explicou Rafael.

No último dia de programação, sexta-feira (29), foi realizado o 7º Espelho, Espelho Meu, com o espetáculo “Sobre Ciências e Ternuras – estórias mal contadas acerca do meu chão”, do ator e poeta André Arruda. A apresentação foi criada a partir de desejos de André em pesquisar histórias, estórias, lendas e outras narrativas de Franco da Rocha para recontá-las em versos guiados pela literatura de cordel.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).