Realizada a II Conferência Municipal de Cultura no Tablado Juquery

Na manhã do último domingo (1), foi realizada a II Conferência Municipal de Cultura (CNC), no Tablado Juquery Marcos da Silva Rabelo. O evento foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Franco da Rocha, e teve como principal objetivo focar no debate, propostas e diretrizes para a definição das políticas públicas de cultura no município.

Veja as fotos da conferência.

Estiveram presentes no evento o secretário adjunto de Cultura, José Adilson Cunha, o Chiquinho, o secretário executivo do Gabinete, Marcus Brandino; a presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Tatiane Mesquita; o representante do Ministério da Cultura do Estado de São Paulo, Alessandro Azevedo; além dos demais trabalhadores e trabalhadoras da arte e da cultura e participantes credenciados.

Na abertura, foi servido um café da manhã para os presentes, junto a uma apresentação artística do ator e poeta André Arruda.

Nesta edição, a conferência seguiu o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o mesmo proposto pelo Ministério da Cultura (MinC) para a 4ª Conferência Nacional de Cultura. Foram discutidos os seguintes eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Conduzido pela gestora cultural de Santo André e pelo secretário adjunto Chiquinho, o evento deu abertura aos convidados de exporem suas propostas para o desenvolvimento e gerenciamento da Secretaria Adjunta de Cultura e de suas atividades no município, além de terem sido compartilhados os trabalhos culturais realizados anteriormente na cidade.

Para o gestor do Museu de Arte Osório César (MAOC), Elielton Ribeiro, a conferência representa um momento importante para o diálogo e construção coletiva entre poder público e sociedade civil.

“Franco da Rocha possui um Sistema Municipal de Cultura completo, com Conselho, Plano e Fundo desde 2017. Um momento como este contribui para o fortalecimento do setor, em suas mais diferentes frentes, que vão da institucionalização ao acesso à cultura, diversidade, programação, fomento, patrimônio e museus, fortalecendo a área cultural do município, em um momento de reconstrução do Ministério da Cultura”, expressou o gestor.

Ao final do evento, foi realizada a votação para a definição dos novos delegados que levarão as propostas para a conferência estadual. Os vencedores titulares foram o artista e pedagogo Edmar Almeida e a rapper e arte-educadora de Franco da Rocha, Chai Odisseiana, e os suplentes foram o gestor do Museu de Arte Osório César, Elielton Ribeiro, e a presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Tatiane Mesquita.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães