Prefeitura realiza oficina de educação ambiental no Residencial Polônia

Na última quarta-feira (11), as crianças do Condomínio Cracóvia, localizado no Jardim dos Bandeirantes, se divertiram em uma tarde de muito sol na Oficina de Educação Ambiental, organizada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e pela Diretoria de Meio Ambiente.

Veja fotos do evento.

A atividade faz parte de um trabalho social realizado em todo Residencial Polônia, composto por quatro condomínios Gidansk, Lublim, Cracóvia e Varsóvia, e idelizada pela secretária da Habitação, Ana Carolina Alencar e pela assistente social Ângela Teixeira.

Com mais de 20 crianças participantes, a tarde foi recheada de atividades com brinquedos infláveis, comidas e bebidas, além de um bate-papo com os funcionários da Diretoria de Meio Ambiente sobre o tema, que é anualmente proposto pela Organização das Nações Unidas na semana do meio ambiente. Dentro dessa temática, a pauta foi “A conscientização sobre o uso do plástico”.

O plástico tem uma grande permanência no ambiente, e sua produção em larga escala fez com que houvesse cada vez mais quantidade desse material ambiente, porque ele também não se degrada, facilitando o acúmulo desse material. Desta forma, o consumo consciente do plástico baseia-se em consumir de forma mais sustentável e com consciência do impacto que isso irá causar nas futuras gerações.

Após o bate papo, os biólogos Vinícius Soares e Bianca Valente, junto com sua estagiária, Laura Tavoni, organizaram um plantio para as crianças colocarem as mãozinhas na terra e aprenderem na prática quais são os cuidados necessários para manter as plantas vivas e saudáveis.

Vale ressaltar que as próprias crianças se voluntariaram para cuidar das mudas e prometeram que na próxima visita os biólogos encontrarão as plantinhas crescidas e cheias de vida.

“É importante mostrar para elas de uma forma descontraída que o mau uso do plástico pode trazer muitos problemas para o meio ambiente. Então através do plantio, podemos proporcionar esse contato direto com a terra e o aprendizado para lidarem com as plantas”, comentaram os biólogos.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles